Podas drásticas em árvores
Para inibir a proliferação de pombos em áreas públicas, a Prefeitura precisou efetuar podas drásticas em algumas árvores da Praça das Fontes. Além da questão de saúde pública, dado que os pombos podem provocar doenças graves, muitas árvores também apresentavam sofrimento e o desbaste profundo foi necessário para promover o acesso de pontos do tronco e galhos à luz solar, permitindo que possam recuperar a saúde.
Em outros locais, como a Praça da Juventude, também foi necessário fazer o desfolhamento de modo mais severo. Por mais que a imagem da árvore drasticamente podada possa trazer tristeza ou a ideia de que ela possa sofrer com esta ação, é a poda que, muitas vezes, salva a árvore de doenças graves e, em algumas situações, pode impedir que ela tenha que ser removida.
A Prefeitura compreende a comoção popular causada pelo ato e reforça que a ação foi necessária para prevenir doenças nas pessoas e resguardar a saúde das árvores.
Fechamento de via
A partir desta terça-feira, 09 de setembro, a Rua Graciliano Ramos estará fechada na altura entre a Rua Olavo Bilac e a Avenida Araguaia. O fechamento da via segue até o dia 14 de setembro. Para possibilitar e garantir o trafego normal, foi aberta uma via paralela no local.
O fechamento é temporário e se faz necessário para possibilitar a realização de drenagem do Loteamento Girassóis. A solicitação foi feita por uma loteadora, responsável pela abertura da via paralela e autorizada pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GMT).
Vale ressaltar que a autorização para o fechamento programado de vias, mediante a fiscalização da Semsep, tem por finalidade proporcionar segurança a todos os transeuntes.
Prefeitura aceita pagamentos via Pix
A Prefeitura de Sorriso também passou a receber pagamentos via Pix. Com isso, os contribuintes podem optar por esta forma de pagamento no lugar do tradicional código de barras. A medida torna o processo de pagamento ainda mais ágil, rápido e seguro e o código vem informado no Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Portanto, é preciso emitir (ou gerar) a guia para pagamento e aí verificar o código Pix.
Ah! Vale a orientação de sempre conferir quem está recebendo o Pix e, igualmente, o valor que está sendo pago. O mesmo cuidado deve ser tomado na hora de efetuar pagamentos pelo código de barras.
Tem alguma dúvida? Só entrar em contato pelo WhatsApp da Tributação, o 3545 4707. Quem preferir o atendimento telefônico, pode ligar no 3545 4757.
O Disk Ouvidoria mudou
Atenção! O telefone da Ouvidoria mudou. Por conta de problemas com a operadora, o 150 não funciona mais. A partir de agora, o 3545 4747 passa a ser o número oficial para acessar a Ouvidoria da Prefeitura.
O número ainda não viabiliza chamadas gratuitas, mas a Prefeitura deve licitar em breve uma nova operadora, que garanta essa facilidade. Vale lembrar que o telefone é só uma das formas de acessar a Ouvidoria, que pode também ser acionada pelo site da Prefeitura, na aba 'Ouvidoria', que direciona para a plataforma 'Fala BR'.
Ainda é possível fazer denúncias, críticas ou elogios pelo endereço eletrônico ouvidoria@sorriso.mt.gov.br. Outra opção é o atendimento presencial, no Paço Municipal. A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Crotalária não mostrou-se eficaz no controle da dengue
Nas últimas semanas tem circulado nas redes sociais um vídeo antigo sugerindo o Município de Sorriso utiliza a estratégia do plantio da planta crotalária para o combate à dengue. No entanto, em Sorriso a experiência mostrou-se ineficaz. E, apesar de algumas pessoas acreditarem nessa estratégia, não há comprovação científica sólida de que o plantio da crotalária seja eficaz no controle de focos e proliferação do mosquito Aedes aegypti, e, por conseguinte de doenças como a dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Ainda, embora a Crotalária seja conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, é preciso reforçar que não há evidências científicas suficientes para afirmar que o plantio dessa planta possa reduzir a proliferação do Aedes aegypti. Em casos e dúvidas como essa, o correto é a população se manter informada por meio de fontes confiáveis, procurar auxílio profissional e seguir orientações das autoridades de saúde para prevenção e controle da dengue.
Vale sempre lembrar que a dengue é uma doença complexa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e seu controle envolve uma série de medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito, o uso de repelentes e o cuidado com a higiene ambiental.
Cuidado!
Crotalária não é eficaz no controle da dengue!