Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Menu
Página inicial
Sobre a Secretaria
Responsável
Legislação
Organograma
Missão, Visão & Valores
Serviços
Programas
Notícias
Conteúdos
Modelo Documento Padrão

SEMED - EDUCAÇÃO


PROGRAMAS E PROJETOS – SEMED 2023

PROGRAMA ENSINA MAIS SORRISO
Tem por finalidade aferir e monitorar o aprendizado dos estudantes, por meio de avaliações diagnósticas, que permitem acompanhar o desempenho por aluno, por turma, por escola e da Rede Municipal de Ensino, sendo essencial para que os Gestores da Educação Pública Municipal de Sorriso/MT possam atuar de forma mais assertiva e para que os professores possam fazer intervenções corretas que levem os estudantes a avançarem em seu processo de aprendizagem, tendo clareza de quais são as expectativas de aprendizagem de cada ano letivo.
PROGRAMA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tem por finalidade utilizar de recursos tecnológicos para fins pedagógicos, trazendo para a educação práticas inovadoras, metodologias ativas que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem, formando discentes mais proativos, protagonistas na construção de seus conhecimentos, com foco na pesquisa, descoberta e construção, facilitando o processo pedagógico do docente no campo da prática educacional.
PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL
Desde o início de 2021, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem trabalhando na inclusão da disciplina de Robótica Educacional na rede de ensino. O projeto piloto foi implantado na Escola Municipal São Domingos e a segunda escola a receber aulas de robótica foi o Centro Municipal de Educação Básica - CMEB Sorriso.
PROJETO FORTALECENDO SONHOS
Tem por finalidade promover a prevenção e a promoção da saúde mental por meio do desenvolvimento de habilidades de vida, na intenção de auxiliar discentes e docentes da rede municipal de ensino, no âmbito educacional a lidarem no reconhecimento das emoções, regulando a intensidade dos sentimentos para poderem resolver os problemas e se relacionarem de forma positiva.
CEMFOR
Programa de formação continuada e capacitação dos profissionais da educação pública básica da Rede Municipal de Ensino de Sorriso/MT, onde todos os professores da rede devem frequentar as aulas ministradas quinzenalmente, para que possam se atualizar e capacitar para contribuir com melhores resultados e maiores níveis de equidade e qualidade na Rede Municipal de Ensino.
CEMAIS
Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso – MT, Formado por uma equipe multidisciplinar especializada, tem o objetivo de ofertar apoio e suporte educacional aos alunos especiais da rede, por meio de avaliação, monitoramento e acompanhamento, orientando professores, estudantes, familiares, a transposição de barreiras e garantia de estratégias que promovam a melhoria da aprendizagem, e da qualidade de vida e saúde. Aos professores da rede municipal de ensino são realizadas orientações relacionadas ao trabalho com o aluno, supervisão sistematizada e formação continuada na área da Educação Especial.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Programa ambiental que visa a preservação do Meio Ambiente, por meio da utilização de biodigestores, compostagem, coleta seletiva e horta escolar.
PROGRAMA ALFABETIZA MT
Programa do governo estadual que visa a alfabetização dos alunos até o 2º ano do ensino fundamental. Estruturado em 8 componentes, o Programa ALFABETIZA MT tem por objetivo a transformação do contexto do estado sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.
PROGRAMA TEMPO DE APRENDER
É um programa do governo federal, destinado às crianças da pré-escola e do 1º e 2º ano do ensino de todas as escolas públicas do país, voltado para alfabetização seu propósito é melhorar a qualidade nesta etapa de ensino, focando em fatores fundamentais para alcançar a efetiva aprendizagem da leitura e da escrita. Para isso, o programa realiza ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização; aprimoramento das avaliações da alfabetização e a valorização dos profissionais da alfabetização.
PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Com o objetivo de prevenir uma série de doenças como anemia e diabetes, evitar a obesidade infantil e dar mais qualidade de vida às crianças, a alimentação escolar é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápios elaborados pela equipe técnica de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que é responsável pelo gerenciamento técnico e operacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar, garantindo os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento adequado das crianças, e ainda o seu bem-estar durante o período em que permanecem nas escolas.
BUSCA ATIVA ESCOLAR
É um programa que busca identificar crianças ou adolescentes fora da escola ou em risco de abandono, e a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re) matrícula e sua permanência na escola.
PROJETO A UNIÃO FAZ A VIDA
A União faz a Vida tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de Cooperação e Cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes.
PROJETO CAMPO LIMPO
RESÍDUOS SÓLIDOS - CEARPA E ADRA - Programa de Educação Ambiental Campo Limpo - Projeto com o objetivo de mostrar soluções de como reduzir o lixo doméstico e os impactos causados pelos resíduos no meio ambiente. 09 Escolas participam do Projeto com concurso de desenho no 4° ano e de redação no 5° ano, com o tema: “Logística Reversa - Resíduos Sólidos e o gerenciamento após o fim do seu ciclo de vida”.
JORNADA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
COOPERAÇÃO NA PONTA DO LÁPIS - Capacitação de Educação Financeira para professores, e ações com alunos de 1º ao 4º ano, com a finalidade de apresentar ferramentas para o planejamento financeiro e reflexão sobre a vida financeira e como melhorar suas relações com as finanças.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS
Palestras para Professores e Alunos de 4 escolas com o tema “Aprendendo Educação Financeira com a Turma da Mônica”, com o objetivo de cooperar para uma Vida Financeira Sustentável, e contribuir na formação das crianças em relação ao dinheiro e seu futuro.
PROERD
PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - Parceria entre a Policia Militar, a escola e a família, é uma atividade educacional preventiva e de valorização da vida. Orienta os estudantes dos 5° anos, a conduzir sua vida livres do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. Trata assuntos como bullying, combate às drogas, a violência entre outros.
MPT- PROJETO RESGATE À INFÂNCIA
Tem como objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, por meio de concurso de desenho e poesia para os alunos de 4° e 5° anos.
PROGRAMA SOLETRANDO
Com o objetivo de incentivar e motivar os educandos a desenvolver de forma prazerosa as habilidades de leitura e conhecimento, através de uma competição saudável, visando a ampliação do vocabulário, compreensão do significado e ortografia correta das palavras. A disputa se dá entre os alunos dos 6° anos das Escolas Públicas e Privadas do Município de Sorriso.
RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
ÁGUAS DE SORRISO - Com o objetivo de incentivar a leitura, a produção de texto e a ilustração, os professores são capacitados e desenvolvem o tema e o gênero literário Carta com os alunos dos 4° e 5° anos. O fechamento consiste em um livro com os melhores trabalhos dos alunos.
CAT- O AGRO NA ESCOLA
Com o objetivo de envolver os estudantes através do conhecimento, práticas e soluções sustentáveis para os cuidados e proteção do meio ambiente e a produção de alimentos, os alunos dos sextos e sétimos anos e professores de ciências realizam um concurso de desenho com o tema: “O agro na Escola; Um Sorriso para o Agro - Produzindo alimentos com responsabilidade”, que será utilizado na VII Cartilha “Amigos da Terra”.
JEPP - SEBRAE
Jovens Empreendedores Primeiros Passos - A partir de histórias, os alunos são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e/ou da criação de negócios próprios. Oficinas do 1° ao 5° ano com a participação de três escolas municipais.
CGU - UM POR TODOS E TODOS POR UM
O Projeto visa despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados à ética, à cidadania e ao controle social por meio do incentivo à reflexão e o papel de cada indivíduo na sociedade. É desenvolvido com os alunos dos 5° anos das Escolas Municipais.
RECICLA VERDINHO
Com o foco na sustentabilidade por meio da educação ambiental e com reflexos na educação alimentar e financeira, o programa está alicerçado na criação de uma moeda social (verdinho), que é trocada por materiais recicláveis coletados pelos alunos e utilizados na aquisição de produtos naturais saudáveis.
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi