Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Secretaria da Mulher e da Família foi criada para promover o empoderamento feminino, enfrentar a violência contra a mulher e garantir a igualdade de direitos e oportunidades.
Seu principal objetivo é implementar políticas públicas voltadas para as questões que afetam as mulheres e suas famílias, oferecendo suporte e criando um ambiente mais justo e igualitário.
Um dos focos da Secretaria é a proteção das mulheres em situação de violência. Com a criação do Centro de Referência da Mulher, serão disponibilizados diversos atendimentos à população, contando com uma equipe multidisciplinar para oferecer suporte às mulheres que tiveram seus direitos violados.
Os serviços incluem atendimento psicológico, assistência jurídica, cursos de capacitação, atividades físicas e muito mais.
Além disso, a Casa de Acolhimento, um serviço da Secretaria, oferece um local seguro e acolhedor para vítimas de violência doméstica.
Outro importante projeto é o Armazém Social, que arrecadará doações da população, como roupas, calçados, brinquedos, materiais de construção, eletrodomésticos e outros itens essenciais. O objetivo principal é fortalecer redes de solidariedade na comunidade, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.
Diversos programas estão sendo elaborados para garantir suporte e proteção a todas as mulheres do município de Sorriso.