Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Ônibus rodam até meio dia no feriado

há 2 dias

Neste sábado (29 de junho), Sorriso celebra o padroeiro São Pedro. A data é feriado municipal. Por conta disso, os ônibus do transporte coletivo municipal rodam somente até o meio dia. Conforme prevê a Lei da Liberdade Econômica, e reforça a Lei Municipal 3.199 /2021, todos os estabelecimentos comerciais podem abrir suas portas aos domingos e feriados, devendo considerar somente as questões trabalhistas, como pagamento de horas-extras, por exemplo.

Iluminação da BR 163 com problemas

14/06/2024 16:46

A iluminação do trecho de travessia urbana da BR 163 está apresentando falhas, que só poderão ser sanadas depois que for finalizado o processo de instalação do cabeamento de fibra ótica.
Este trabalho, necessário ao monitoramento do trecho, está sendo conduzido pela Nova Rota, concessionária da rodovia. A equipe de manutenção elétrica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos ( Semosp) está em contato com a concessionária, para restabecer a iluminação pública do trecho assim que possível, o que pode levar alguns dias.

Semcid volta a funcionar das 7h às 13h

11/06/2024 08:27

A partir do dia 17 de junho (segunda-feira), a Secretaria da Cidade (Semcid) voltará a atender das 7h às 13h. Com a medida, os munícipes que precisam dos serviços da secretaria voltam a dispor da funcionalidade de poder acessar o local no horário do almoço.

Esta, inclusive, era uma cobrança dos profissionais e empresários ligados ao ramo da construção civil, visto que o horário praticado na Semcid até então (7h às 11h e das 13h às 17h) diverge do expediente do Paço Municipal, que é de seis horas corridas. Com a adequação, o trâmite de processos, tanto internos, quanto externos, deve ser otimizado.

A expectativa é que o retorno ao expediente de seis horas também resulte ainda na redução do consumo de água e energia elétrica, condição que integra os princípios da sustentabilidade. A Semcid funciona, desde o fim do ano passado, na Avenida Tancredo Neves, 1743.

Relembre:
A Semcid adotou o horário comercial, com oito horas de jornada diária, com intervalo para almoço, no fim de 2022, diante do grande volume de processos acumulados, em boa parte por conta ainda do período de pandemia, visto que a covid-19 só deixou de ser considerada emergência em saúde pública em maio de 2023.

Crotalária não mostrou-se eficaz no controle da dengue

29/04/2024 08:38

Nas últimas semanas tem circulado nas redes sociais um vídeo antigo sugerindo o Município de Sorriso utiliza a estratégia do plantio da planta crotalária para o combate à dengue. No entanto, em Sorriso a experiência mostrou-se ineficaz. E, apesar de algumas pessoas acreditarem nessa estratégia, não há comprovação científica sólida de que o plantio da crotalária seja eficaz no controle de focos e proliferação do mosquito Aedes aegypti, e, por conseguinte de doenças como a dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Ainda, embora a crotalária seja conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, é preciso reforçar que não há evidências científicas suficientes para afirmar que o plantio dessa planta possa reduzir a proliferação do Aedes aegypti. Em casos e dúvidas como essa, o correto é a população se manter informada por meio de fontes confiáveis, procurar auxílio profissional e seguir orientações das autoridades de saúde para prevenção e controle da dengue.

Contudo, vale reforçar que em 2011, ano da experiência, o Município chegou a zerar os índices de pessoas positivas com dengue durante um mês, pois o próprio movimento de plantar as sementes fazia com que a população intensificasse o cuidado com os quintais, eliminando assim focos de criadouros.

Vale sempre lembrar que a dengue é uma doença complexa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e seu controle envolve uma série de medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito, o uso de repelentes e o cuidado com a higiene ambiental.

SIC

Saber mais