Em maio, a conscientização é sobre a conduta no trânsito. Estar consciente sobre as nossas atitudes no trânsito é fundamental para evitar acidentes e promover uma melhor relação entre motorista, motociclista, ciclista e pedestre.
O recapeamento da Avenida Imigrantes, no Bairro Recanto dos Pássaros, bem na frente do Parque Ecológico Claudino Francio, está sendo realizado pela empresa licitada para o serviço. Portanto, enquanto maquinários e equipes permanecerem no trecho, vale a recomendação para que condutores redobrem a atenção ao passar no local.
O trabalho está sendo realizado de forma parcial, sem a necessidade de bloquear o tráfego totalmente no trecho em obras, que vai da Avenida Mário Raiter até a Travessa Novembro.
A ação integra o plano de revitalização de vários trechos da malha viária no Recanto dos Pássaros, com com quase 18 mil m² de vias recuperadas. Ao todo, o recapeamento nesta região, que está sendo feito por empresa terceirizada, deve resultar no investimento de mais de R$ 880 mil.
De maneira simultânea, outros locais de Sorriso estão igualmente passando por melhorias, em ações executadas também por equipes próprias da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), tanto com o CBUQ, quanto com microrrevestimento asfáltico a frio (MRAF).
Mesmo com o planejamento feito pela Prefeitura, a população pode contribuir, informando pontos que possam estar precisando de melhorias pelo telefone 9960 1823, tanto para ligações, quanto mensagens via Whats App.
Atenção! O telefone da Ouvidoria mudou. Por conta de problemas com a operadora, o 150 não funciona mais. A partir de agora, o 3545 4747 passa a ser o número oficial para acessar a Ouvidoria da Prefeitura.
O número ainda não viabiliza chamadas gratuitas, mas a Prefeitura deve licitar em breve uma nova operadora, que garanta essa facilidade. Vale lembrar que o telefone é só uma das formas de acessar a Ouvidoria, que pode também ser acionada pelo site da Prefeitura, na aba 'Ouvidoria', que direciona para a plataforma 'Fala BR'.
Ainda é possível fazer denúncias, críticas ou elogios pelo endereço eletrônico ouvidoria@sorriso.mt.gov.br. Outra opção é o atendimento presencial, no Paço Municipal. A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
A partir deste sábado, 08/03, a Praça das Fontes será fechada para circulação de veículos aos fins de semana e feriados. O espaço será fechado todos os sábados às 16 horas e reaberto às segundas-feiras, às 4 da manhã. A alteração também é válida para feriados.
Durante a semana o tráfego será mantido normalmente.
Nas últimas semanas tem circulado nas redes sociais um vídeo antigo sugerindo o Município de Sorriso utiliza a estratégia do plantio da planta crotalária para o combate à dengue. No entanto, em Sorriso a experiência mostrou-se ineficaz. E, apesar de algumas pessoas acreditarem nessa estratégia, não há comprovação científica sólida de que o plantio da crotalária seja eficaz no controle de focos e proliferação do mosquito Aedes aegypti, e, por conseguinte de doenças como a dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Ainda, embora a Crotalária seja conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, é preciso reforçar que não há evidências científicas suficientes para afirmar que o plantio dessa planta possa reduzir a proliferação do Aedes aegypti. Em casos e dúvidas como essa, o correto é a população se manter informada por meio de fontes confiáveis, procurar auxílio profissional e seguir orientações das autoridades de saúde para prevenção e controle da dengue.
Vale sempre lembrar que a dengue é uma doença complexa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e seu controle envolve uma série de medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito, o uso de repelentes e o cuidado com a higiene ambiental.
Cuidado!
Crotalária não é eficaz no controle da dengue!