Clique aqui e entre na nossa central de atendimento pelo WhatsApp
Proteção Social Especial
Na Proteção Social Especial são atendidas as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em decorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, adolescentes em conflitos com a lei (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço a Comunidade) entre outras.
Os serviços de Proteção Social Especial estão subdivididos em: Serviços de Média Complexidade e de Alta Complexidade.
SERVIÇOS DE PROTEÇÃO DE MÉDIA COMPLEXIDADE
São serviços que oferecem atendimento às famílias, seus membros e aos indivíduos com direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.
A unidade física/espaço da SEMAS responsável por este serviço é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.
São equipamentos públicos responsáveis em realizar atendimentos através de equipe composta por assistente social e psicóloga, a indivíduos vítima de violência sexual, física, psicológica, abandono, negligência, abuso e maus tratos.
Atende também, pessoas em situação de rua e adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade).
Os serviços de média complexidade executados no CREAS são:
- Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) - Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça e violação de direitos.
- Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa
que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social,
por violação de direitos, principalmente, pessoas em situação de rua.
- Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) - O Serviço de MSE em Meio Aberto realiza o acompanhamento do cumprimento das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida de
Prestação de Serviço a Comunidade, que se fundamenta no atendimento especializado, na escuta qualificada, no acompanhamento dos adolescentes e de suas famílias de forma integrada aos demais serviços socioassistenciais e às políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, cultura, esporte e lazer.
SERVIÇOS DE PROTEÇÃO ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE
Os serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade oferecem atendimentos as famílias e indivíduos que se encontram em situação de ameaças ou violação de direitos e situação de abandono, ou seja, não contam mais com a proteção e o cuidado de suas famílias, houve rompimento dos vínculos familiares.
Os abrigos, albergues, e casas de passagem são exemplos de serviços de Alta Complexidade.
A município de Sorriso através da SEMAS possui 02(duas) unidades de serviços de alta complexidade sendo:
- SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA (clique aqui e conheça esta unidade): Trata – se de uma casa transitória para acolher e aparar mulheres vítimas de violência doméstica que necessitam deste local para permanência e acolhimento até que possa se resolver a situação de risco pessoal. Faz-se necessário para o acolhimento que a vítima registre Boletim de Ocorrência. A casa presta os seguintes serviços a essas mulheres: encaminhamentos para a rede de serviços (CAPS, Postos de Saúde e outros), atendimentos psicológicos, acompanhamento para comprovação de corpo de delito, orientação jurídica e encaminhamentos de processo quando necessário, transporte, vestuário, higiene pessoal, busca de pertence pessoais e preparação gradativa para o retorno ao convívio familiar.
- SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE – NOSSO LAR (clique aqui e conheça esta unidade): É um espaço que visa oferecer acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. A aplicação da medida de acolhimento institucional se dá por meio da expedição de uma guia de acolhimento pelo poder judiciário. A casa presta os seguintes serviços: acolhimento, proteção as crianças e adolescentes que sofrem agressões provenientes dos pais e tutores, acompanhamento e orientação de assistente social e psicólogo, encaminhamentos para a rede de saúde (consultas médicas, odontológicas, psicológicas), atividades sócio – recreativas e culturais, visitas de seus familiares, atendimento com vestuário, higiene pessoal, assistência religiosa, escolar e outros.
SERVIÇOS CONVENIADOS
- Associação Casa do Oleiro: A associação Casa do Oleiro é um albergue de caráter transitório para pessoas em situação de rua. O processo de acolhimento a este público é provisório e excepcional, concedido em forma de diárias, a partir de atendimento e avaliação psicossocial pela equipe responsável por esta demanda, que atende na unidade CREAS.