Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Carta de serviços
Compromisso com cidadão
Assistência Social
Proteção Social Especial

Clique aqui e entre na nossa central de atendimento pelo WhatsApp

Proteção Social Especial


Na Proteção Social Especial são atendidas as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em decorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, adolescentes em conflitos com a lei (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço a Comunidade) entre outras.

Os serviços de Proteção Social Especial estão subdivididos em: Serviços de Média Complexidade e de Alta Complexidade.


SERVIÇOS DE PROTEÇÃO DE MÉDIA COMPLEXIDADE


São serviços que oferecem atendimento às famílias, seus membros e aos indivíduos com direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.

A unidade física/espaço da SEMAS responsável por este serviço é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.


CREAS  (Clique aqui e acesse mais informações sobre a unidade)

São equipamentos públicos responsáveis em realizar atendimentos através de equipe composta por assistente social e psicóloga, a indivíduos vítima de violência sexual, física, psicológica, abandono, negligência, abuso e maus tratos.

Atende também, pessoas em situação de rua e adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade).

Os serviços de média complexidade executados no CREAS são:

  • Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) - Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça e violação de direitos.
  • Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa
    que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social,
    por violação de direitos, principalmente, pessoas em situação de rua.
  • Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) - O Serviço de MSE em Meio Aberto realiza o acompanhamento do cumprimento das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida de
    Prestação de Serviço a Comunidade, que se fundamenta  no atendimento especializado, na escuta qualificada, no acompanhamento dos adolescentes e de suas famílias de forma integrada aos demais serviços socioassistenciais e às políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, cultura, esporte e lazer.

SERVIÇOS DE PROTEÇÃO ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE


Os serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade oferecem atendimentos as famílias e indivíduos que se encontram em situação de ameaças ou violação de direitos e situação de abandono, ou seja, não contam mais com a proteção e o cuidado de suas famílias, houve rompimento dos vínculos familiares.

Os abrigos, albergues, e casas de passagem são exemplos de serviços de Alta Complexidade.

A município de Sorriso através da SEMAS possui 02(duas) unidades de serviços de alta complexidade sendo:

  •  SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA (clique aqui e conheça esta unidade):   Trata – se de uma casa transitória para acolher e aparar mulheres vítimas de violência doméstica que necessitam deste local para permanência e acolhimento até que possa se resolver a situação de risco pessoal. Faz-se necessário para o acolhimento que a vítima registre Boletim de Ocorrência. A casa presta os seguintes serviços a essas mulheres: encaminhamentos para a rede de serviços (CAPS, Postos de Saúde e outros), atendimentos psicológicos, acompanhamento para comprovação de corpo de delito, orientação jurídica e encaminhamentos de processo quando necessário, transporte, vestuário, higiene pessoal, busca de pertence pessoais e preparação gradativa para o retorno ao convívio familiar.
  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE – NOSSO LAR (clique aqui e conheça esta unidade):   É um espaço que visa oferecer acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. A aplicação da medida de acolhimento institucional se dá por meio da expedição de uma guia de acolhimento pelo poder judiciário. A casa presta os seguintes serviços: acolhimento, proteção as crianças e adolescentes que sofrem agressões provenientes dos pais e tutores, acompanhamento e orientação de assistente social e psicólogo, encaminhamentos para a rede de saúde (consultas médicas, odontológicas, psicológicas), atividades sócio – recreativas e culturais, visitas de seus familiares, atendimento com vestuário, higiene pessoal, assistência religiosa, escolar e outros.

SERVIÇOS CONVENIADOS


  • Associação Casa do Oleiro: A associação Casa do Oleiro é um albergue de caráter transitório para pessoas em situação de rua. O processo de acolhimento a este público é provisório e excepcional, concedido em forma de diárias, a partir de atendimento e avaliação psicossocial pela equipe responsável por esta demanda, que atende na unidade CREAS.

Dúvidas ?
DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Avenida Tancredo Neves n° 1600, Centro Sul
(66) 3544-8800
Atendimento ao Publico: Segunda a Sexta-Feira das 07h00 às 12h00. No período vespertino (13h às 17h) é reservado para trabalhos internos

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Avenida Tancredo Neves n° 1600, Centro
(66) 3544-8800
Avaliação

Avaliar este serviço
Avaliar Serviço

0
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi