Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
Os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) compõem uma Rede de unidades de inteligência epidemiológica para detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata, de potenciais emergências em saúde pública. Criado em 7 de Julho de 2005, por meio da portaria SVS nº 30, a estratégia tem como principal objetivo fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, para adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.
No ano de 2021, a Rede Nacional De Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública ( Rede CIEVS ) iniciou processo de ampliação e fortalecimento passando de 129 para 163 CIEVS em todo Brasil, distribuídos nas 27 unidades federadas, 26 capitais, 47 municípios, 34 Distrito Sanitário Indígena (DSEI), 13 municípios de fronteiras e 16 regionais.
O Cievs/Sorriso tem por objetivo identificar potenciais ameaças relacionadas a emergências em saúde pública, monitorando eventos e articulando iniciativas para que sejam adotadas as medidas de controle diminuindo os riscos para a população, trabalhando em conjunto com as esferas Nacional e Estadual.