Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Em alusão ao Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida – Sorriso intensifica as ações de cuidado e amplia o acesso a serviços gratuitos de saúde mental, com acolhimento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos.
RAPS – Rede de Atenção Psicossocial
Os atendimentos em saúde mental em Sorriso estão organizados dentro da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que integra diferentes níveis de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico ou com transtornos mentais.
No Município, a RAPS articula os serviços de atenção básica, especializada e hospitalar, garantindo acompanhamento contínuo e humanizado.
Dentre os caminhos de cuidado e prevenção à saúde mental oferecidos, o Município conta com:
CAPS Nova Vida Maria Zélia da Silva Cosmos, localizado na Rua Adolino Bedin, nº. 1030, Jardim América. A unidade atende adultos em sofrimento mental grave ou persistente, sem necessidade de encaminhamento prévio.
o local oferece serviços como atendimento individual (psiquiatria, psicologia, enfermagem e assistência social); atendimento em grupo; oficinas terapêuticas e atividades de convivência; ações de reinserção social (como cursos e capacitações para o mercado de trabalho); orientações e acompanhamento familiar, além de promoção e educação em saúde mental.
AME – Ambulatório Multiprofissional Especializado, localizado na Av. Brasil, 821 - Centro Norte, oferece atendimento de média complexidade, mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A unidade conta com consultas com psicólogos e com psiquiatras; atendimento multiprofissional para acompanhamento de transtornos mentais moderados e apoio a pacientes em continuidade de tratamento.
Já o Integrar – CAPS Infantojuvenil, localizado na Av. Brasil, 1755 - Centro Norte, é voltado exclusivamente para crianças e adolescentes em sofrimento psiquico grave. O acesso também acontece atraves de encaminhamento das Unidades Básicas. O local conta com serviços de atendimento com psiquiatra e psicólogo e apoio de outros profissionais (enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social); Realiza acompanhamento de casos de ansiedade, depressão, TDAH e outros transtornos mentais na infância e adolescência, além de orientação e acompanhamento familiar.
Tele consulta em psiquiatria e psicologia: serviço de telemedicina inserido dentro do CAPS Nova Vida, para atendimento de casos leves e moderados, e também atendimento de pacientes CAPS após alta
E complementando a Rede de Apoio (RAPS), o Município dispõe das unidades especializadas que integram e reforçam os atendimentos em saúde mental e valorização à vida, como as UBS que oferecem o acolhimento inicial e encaminhamentos para as especialidades, para CRAS e CREAS com apoio social e familiar e atividades comunitárias e educativas, por meio de rodas de conversa, palestras, teatro, ações culturais e eventos coletivos de valorização da vida.
Bruna Gonçalves, coordenadora da Atenção Especializada, destaca que a rede de saúde mental do Município está preparada para acolher a população em diferentes níveis de cuidado. “Contamos com uma rede estruturada de atenção psicossocial. Esses serviços estão à disposição de toda a comunidade, oferecendo desde o acolhimento inicial até o acompanhamento especializado, garantindo cuidado integral para crianças, adolescentes, adultos e famílias.
Com a RAPS fortalecida, O Município tem buscado garantir um cuidado integral em saúde mental, unindo prevenção, tratamento e reinserção social.
“Nossa meta é ampliar a oferta de atendimentos em saúde mental. Nossa rede de atenção psicossocial está em constante evolução para que cada pessoa que precise de apoio em saúde mental encontre atendimento acessível, humanizado e de qualidade. Você não está sozinho”, pontua Vanio Jordani, secretário municipal de Saúde.
Mobilização especial no dia 24 de setembro
Como parte da programação do Setembro Amarelo, será realizada no dia 24 de setembro, quarta-feira, a partir das 7h da manhã, uma grande mobilização de valorização à vida. A ação reforça que pedir ajuda é o primeiro passo para salvar vidas, e a rede de saúde municipal está de portas abertas para acolher quem precisa. A concentração será na Praça da Juventude, com saída em caminhada até o Marco Zero, na área verde.
“É tempo de falar sobre vida e cuidado! E com esse objetivo a Secretaria de Saúde convida toda a população a participar desse momento de união e conscientização pela vida. Vistam suas camisas amarelas ou brancas e venham conosco celebrar", conclui Lígia Souza Leite, coordenadora do RAPS.
Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, não hesite em procurar ajuda. Ligue 188 – o atendimento é gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).