O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Deve entrar em funcionamento no mês de maio, em Sorriso, no prédio da antiga Agência Fazendária, a Unidade de Serviço Conveniada (USC) da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz - MT). Para tanto, na manhã desta terça-feira (30.01), o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová Silva, e o fiscal de Tributos, Marcos Aurélio Santos Silva, receberam a coordenadora da Regional Norte de Atendimento ao Contribuinte, Gisela Piestzsch, e o servidor da Sefaz em Sorriso, Pedro Irineu.
Basicamente, a USC, que está sendo criada por meio da cooperação entre o Estado e o Município, facilitará o acesso dos contribuintes aos serviços fazendários estaduais, visto que a Agência Fazendária em Sorriso fechou as portas no ano passado, seguindo o processo de digitalização de serviços proposto pelo Governo do Estado.
Com a USC em Sorriso, será disponibilizado um ponto de atendimento ao contribuinte, evitando, por exemplo, que tenha que se deslocar até outros municípios que já contam com USCs para a emissão de documentos fiscais.
Para que a USC Sorriso possa funcionar no prédio que abrigava a Agência Fazendária, ao lado da Prefeitura, deverá ser feita uma reforma e adequação no local. No entanto, o treinamento dos servidores que atuarão na unidade deve ter início em breve. A intenção é ofertar os serviços à comunidade antes mesmo da entrega do prédio revitalizado.
Para tanto, podem ser disponibilizados pontos provisórios de atendimento no Paço Municipal, assim como nos Ganha Tempos central e da Zona Leste. Gisela destaca ainda a possibilidade de treinamento de um servidor para que possa atuar na Secretaria de Agricultura Familiar a Segurança Alimentar (Semasa), atuando, desta maneira, diretamente com os agricultores que fornecem, por exemplo, alimentos para a composição da merenda escolar.
“A proximidade traz ganho para todos os setores”, destaca a gestora. “Estamos à disposição para contribuir de todas as formas para viabilizar esta USC o mais rapidamente possível, o que representa mais facilidade e mais comodidade para nossos munícipes”, complementa Sérgio, lembrando que a descentralização de serviços do Estado já é realidade Sorriso em outros setores, como no licenciamento ambiental e na Vigilância Sanitária.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).