A solidariedade é a palavra-chave para os dias 04 e 05 de novembro, quando a Prefeitura e Câmara Municipal de Sorriso, em parceria com o MT-Hemocentro, promove a importante Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea. A iniciativa visa ampliar o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e aumentar as chances de pacientes em todo o país encontrarem um doador compatível, um passo crucial para o tratamento de doenças graves como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia.
A iniciativa, acontecerá no Laboratório Municipal, localizado na Avenida Porto Alegre, ao lado da UPA, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Para ser doador, o voluntário preenche um formulário com seus dados, fornece uma pequena amostra de sangue (5ml) e suas informações genéticas são incluídas no banco de dados nacional. Caso seja encontrado um paciente compatível, o doador é convidado para exames complementares e, posteriormente, para a doação, um procedimento seguro e rápido, realizado sob anestesia.
Para se cadastrar, é necessário:
- Ter entre 18 e 34 anos e 11 meses;
- Não possuir doenças hematológicas, infecciosas ou do sistema imunológico;
- Apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS;
- Fornecer telefones de contato;
- Preencher o formulário e autorizar a coleta da amostra de sangue.
Após o cadastro e a coleta, os dados são inseridos no REDOME. Se houver compatibilidade com algum paciente, o doador será contatado para a confirmação da doação.
O MT Hemocentro reforça que o número de pessoas à espera de um doador compatível é grande, e que cada novo cadastro representa uma nova chance de cura. “Uma única pessoa cadastrada pode ser a esperança de vida para alguém que luta contra doenças como leucemias e linfomas”, destaca a instituição.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Vanio Jordani, ressalta que a dificuldade reside no alto índice de compatibilidade necessário entre médico e paciente, avaliado por um conjunto de genes (HLA). As chances de encontrar um doador compatível fora da família chegam a ser de apenas 1 em cada 100 mil pessoas, ressaltando a urgência de manter o banco de doadores sempre abastecido e diversificado. O gestor reforça o apelo à população, destacando o impacto direto da campanha na vida de quem precisa.
“O transplante é, muitas vezes, a única esperança de cura para milhares de pessoas. A campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea é um dos gestos mais nobres que podemos fazer pela nossa comunidade e pelo Brasil. Cada novo cadastro é uma esperança real que oferece a um paciente que luta pela vida", afirmou o secretário.
Serviço
Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea
Dias: 4 e 5 de novembro
Horários: 8h às 11h | 13h às 17h
Local: Laboratório Municipal – Av. Porto Alegre, ao lado da UPA
Realização: Governo de Mato Grosso e MT Hemocentro
Apoio: Prefeitura de Sorriso e Câmara Municipal de Sorriso