A Prefeitura de Sorriso apresentou ontem (25), em audiência pública, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2018, lei que estima os valores da receita e fixa os valores da despesa para o próximo ano. O município trabalha com a expectativa de um orçamento de aproximadamente R$ 321 milhões para o ano que vem, e estima que a receita de 2017 deva fechar em R$ 314 milhões.

A LOA contempla gastos com manutenção e investimentos a serem realizados pelo Executivo em suas diversas secretarias, totalizando R$ 273,4 milhões, além da Previso com R$ 33,6 milhões, do Legislativo onde se prevê um repasse de R$ 11,6 milhões e da Fundação Sorriso que deverá ter um repasse de R$ 2,980 milhões.

“Programamos os gastos levando-se em conta a disponibilidade financeira da Administração Municipal, a necessidade de cada pasta e o cumprimento das exigências legais”, frisa o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová.

De acordo com os números apresentados, na educação deverão ser investidos R$ 83 milhões na manutenção de toda a estrutura e projetos ligados à secretaria, como a construção, reforma e ampliação de escolas, manutenção do transporte escolar, do programa de alimentação escolar e demais gastos com diversas atividades educacionais e culturais.

Já no Fundo Municipal de Saúde os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 73,6 milhões, que serão destinados a aquisição de equipamentos, manutenção das atividades do AME, CEO, SAE, NASF, entre outros setores, além das reformas e ampliação das Farmácias Cidadãs, e dos custos com salários de profissionais, medicamentos e exames laboratoriais. Ainda na saúde, deverá ser investido R$ 4,2 milhões na manutenção das atividades da secretaria.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos deve ter disponível um montante de R$ 24,9 milhões para realizar obras de infraestrutura como pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, coleta e destinação de resíduos, limpeza urbana, sinalização de trânsito, manutenção e ampliação da iluminação pública e outros custos de manutenção geral.

Durante a audiência, que contou com a presença dos secretários municipais, vereadores e representantes do judiciário, foi apresentado o Plano Diretor e o Planejamento da Administração Municipal para a cidade de Sorriso para os próximos anos. Na próxima semana, a Prefeitura encaminhará o projeto da LOA para a Câmara de Vereadores de Sorriso.