Prefeitura Municipal de Sorriso

Em dia

Prefeitura cumpre todas as metas fiscais em 2022

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 12:48
Investimentos em saúde e educação foram superiores ao estipulado em lei

Rigorosamente cumpridas. Assim a Prefeitura de Sorriso fechou o ano de 2022 quando o tema em análise são as metas fiscais. O balanço do último quadrimestre do ano passado foi apresentado à população na manhã desta sexta-feira (17 de fevereiro), em audiência pública realizada no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi. Além do evento presencial, a população também pode (e ainda poderá) acompanhar a prestação de contas de maneira virtual, pela página da Prefeitura no YouTube.

O secretário de Fazenda, Sérgio Kocová Silva, informa que, quando se fala em Educação, o Executivo Municipal fechou o ano aplicando 25,40% da receita resultante de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino, dentro do que rege a lei, que estipula a obrigação em 25%. “A legislação também cobra que 70% da receita Fundeb seja destinada para a remuneração de profissionais da Educação Básica e, em Sorriso, o índice de 2022 ficou acima disso, em 72,88%”, acrescenta o gestor.

O adjunto da pasta, Miraldo de Souza, apresenta as metas com relação à saúde. Segundo ele, a lei obriga que o Município invista, no mínimo, 15% de sua receita resultante de impostos em serviços públicos de saúde. “Em 2022, essa meta foi superada, pois os investimentos ficaram em 24,32%”, informou.

Acerca dos gastos com pessoal, a obrigação é que a Prefeitura destine, no máximo, 54% da receita corrente líquida para esta finalidade. Em Sorriso, a margem ficou em 37,96%, abaixo, portanto, do teto estipulado.

“Cuidar bem dos recursos públicos é nossa obrigação e é muito importante que a população acompanhe o que estamos fazendo, opine e contribua, pois somos apenas gestores dos impostos pagos por nossos cidadãos”, reiterou o prefeito Ari Lafin.

• 1MB
    230217 - Audiência - Metas Fiscais Sorriso (1).pdf