O lote de edificações que estão silenciosas, sem qualquer movimentação de operários, abrange obras necessárias para a ampliação de vagas escolares , assim como a melhoria das condições de prédios estaduais já existentes. Das seis, cinco  obras paralisadas integram o lote de parcerias viabilizadas junto ao Governo do Estado. São elas:

 - construção da Escola Mário Raiter;

- reforma e ampliação da Escola Estadual José Domingos Fraga;

- reforma e ampliação da Estadual Arlete Cappellari;

- reforma e ampliação da Escola 13 de Maio; e

- ampliação da Escola Mário Spinelli.

Por se tratarem de obras em parceria, a gestão é um tanto mais complicada, visto que,  como projetos, planilhas, e a maior parte dos recursos vêm dos cofres estaduais, todos os pagamentos precisam ser autorizados pelo Governo do Estado. Cabe à Prefeitura de Sorriso promover o processo licitatório, assim como a fiscalização do andamento das obras. 

A única obra desta lista que não é em parceria com o Estado, é a destinada à reforma e ampliação da Escola Municipal Boa Esperança. 

Outro fator que tem travado tanto obras em andamento, como também processos licitatórios, é o constante aumento dos preços de insumos da construção civil. ‘É uma bolha inflacionária global e seus reflexos também são verificados aqui”, contextualiza Ari.

No entanto, o prefeito é enfático ao destacar que é preciso que uma solução seja dada a cada um destes processos. E, em casos mais delicados, a solução pode resultar no rompimento de contratos e na realização de novas licitações.

A população precisa destas obras e, nós, como gestores, precisamos buscar formas, sempre dentro da legalidade, de garantir que sejam concluídas, entregues e, principalmente, utilizadas para a ofertar educação a uma população que cresce quase 20% ao ano”, relembrou.

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/prefeitura-segue-em-busca-de-alternativas-para-destravar-obras-630f7b2c1ada5

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/representantes-da-e-e-mario-spinelli-relatam-problemas-com-obra-paralisada-63078fbbae766

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/prefeitura-busca-solucoes-para-obras-em-atraso-626ab3dc8092b