No meio de todo este processo há uma série de fatores envolvidos que resultam em pedidos de aditivo de tempo, aditivo de valor, reequilíbrio e também reajuste financeiro: dificuldade para adquirir determinados insumo, escassez de mão-de-obra, e principalmente, o aumento constante de preços dos materiais de construção.

Gestão junto ao Estado

Se a quarta foi dedicada a buscar alternativas para fazer os canteiros de obras voltarem à ativa, a segunda-feira (29 de agosto), não foi diferente. O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego buscou, junto ao secretário de Estado de Educação e Cultura (Seduc), Alan Porto, informações sobre processos relativos às obras conduzidas por meio da parceria Estado/ Município.

Também participaram do momento de análise a professora Janilce Pinto e o professor Fernando Rodrigo Petry, representando a comunidade escolar da Mário Spinelli; e a engenheira civil Camila Diel Bobrzyk, da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid). Técnicos da Seduc e também da Sinfra, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, integraram a reunião.

O Governo do Estado deve concluir, até o fim desta semana, a revisão do projeto de construção de um refeitório na Escola Estadual Mário Spinelli. A partir da análise e alteração dos documentos, também deve ser definida uma data para a concessão de um termo aditivo de recursos ao convênio.

Além da Mário Spinelli, outras demandas também foram analisadas com a equipe estadual. “Recebemos na semana passada uma comissão da Mário Spinelli e estamos verificando o andamento desta e de outras obras que estão sendo conduzidas em parceria com o Governo do Estado, pois precisamos dar celeridade a estes processos, tão necessários para a Educação do Município”, comentou Gerson.

O titular da Seduc reforçou que os recursos estão em conta e são repassados de maneira gradativa, de acordo com o andamento da obra. “São unidades escolares que esperam há um bom tempo por reformas e ampliações”, justificou o secretário, reiterando que finalizar estas obras é prioridade.