Prefeitura Municipal de Sorriso

Modelo Documento Padrão

SEMASA - AGRICULTURA FAMILIAR E SEGURANÇA ALIMENTAR

Frutifica Sorriso
Instituído pela Lei Municipal nº 2.877, de 04/09/2018, com o intuito de fomentar os produtores rurais estabelecidos no Município a fim de implantar a fruticultura irrigada como atividade econômica sustentável, preservando e priorizando a agricultura familiar em Sorriso. Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Agricultura Familiar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelo (66)3545-8354 ou na sede da Semasa, localizada à Rua Marechal Cândido Rondon, 2311, Bela Vista.
Vitamel
Instituído pela Lei Municipal nº 2.981 de 23/09/2019, tem como objetivo incentivar os produtores a criar abelhas, produzir mel, própolis, e outros subprodutos, fortalecendo a apicultura como atividade econômica sustentável, preservando o meio ambiente e priorizando a agricultura familiar, formando parcerias com o agronegócio no Município de Sorriso, Mato Grosso. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Agricultura Familiar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelo (66)3545-8354 ou diretamente na Secretaria, Rua Marechal Candido Rondon, 2311, Bela Vista.
+ Leite | + Carne | Fomento à Pecuária
O Município oferece assistência técnica e apoio à produção pecuária de pequeno porte, tanto leiteira quanto para a finalidade de corte. A Prefeitura, via Semasa, também adquire doses de sêmen selecionado para promover o melhoramento genético dos rebanhos do município.
Horta Viva
Incentivo à produção de hortaliças, que poderão ser adquiridas pelo Município para a merenda escolar. Para esta atividade, fomentada, principalmente no Cinturão Verde de Sorriso, e em assentamentos rurais, há parceria com Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o CAT (Clube Amigos da Terra) e o IFMT ( Instituto Federal de Mato Grosso).
Ave Caipira
O Município oferece assistência técnica constante aos agricultores por meio de seus técnicos habilitados e também por técnicos do Sebrae - MT. A Prefeitura disponibiliza ainda a estrutura de um abatedouro municipal, devidamente inspecionado, que permite o abate as aves e as entrega congeladas aos agricultores, que podem, assim. comercializá-las seguindo as normas da Vigilância Sanitária.
+Peixe Sorriso
O Município oferece assistência técnica aos agricultores familiares que se dedicam à atividade da piscicultura, e também auxilia na construção de viveiros (tanques escavados) àqueles que desejam iniciar na atividade.
Patrulha Mecanizada
O Município possui frota de máquinas instalada em um barracão próprio, para atendimento de serviços e operações agrícolas com horas-máquina subsidiadas. Oferece serviços como aração, gradagem, distribuição de calcário, dentre outros, facilitando assim o trabalho dos produtores da agricultura familiar, que muitas vezes teriam dificuldade de executar estes serviços individualmente.
Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
Produtores, empresários e empreendedores podem registrar seus produtos com a devida fiscalização, garantido segurança e qualidade aos consumidores. O SIM fiscaliza e inspeciona estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal em Sorriso. Também oferece certificado de adesão ao SUSAF, que possibilita que os produtores vendam seus produtos em todo o estado de Mato Grosso.
Programa de Microcrédito Rural
O Município fez o aporte de um fundo garantidor (fundo de aval) às instituições licitadas, que têm o compromisso de oferecer até R$ 30 mil em microcrédito rural para que agricultores familiares possam adquirir sistemas de irrigação, insumos e outros itens ligados à produção.
Titula Brasil
O Município, juntamente com a coordenação do Incra - MT, realiza serviços de vistoria, recebimento de documentos e outros serviços específicos, voltados para a regularização fundiária de assentamentos de reforma agrária e glebas públicas.
SIC

Entendi