Na última segunda-feira, 21 de agosto, o secretário de Administração, Estevam Calvo, detalhou um pouco mais desse panorama de acompanhamento e de metas estabelecidas para o Município de Sorriso em reunião com os secretários e adjuntos municipais. “Inicialmente destacamos algumas das metas da educação e saúde municipais como exemplo, mas essa ação, bem como um cronograma de objetivos e metas está sendo estabelecido em todas as pastas”, frisa Estevam.

O gestor destaca que o objetivo do GPE é justamente disponibilizar ferramentas que possibilitem aos municípios a gestão estratégica das políticas públicas municipais por meio de consultorias, capacitações, monitoramentos e sistemas informatizados, disponibilizadas pelo Tribunal. Conforme Estevam, o apoio do TCE em ações de políticas públicas é essencial. “O TCE possui uma grande experiência em gestão estratégica e podermos contar com esse apoio no planejamento do Município é uma ferramenta indispensável”, pontua.

Estevam destaca que através do Plano Estratégico o cidadão pode visualizar os indicadores e objetivos a serem alcançados pelas unidades administrativas. “Inclusive, tudo está à disposição para consulta do cidadão no Portal Transparência da Prefeitura de Sorriso”, acrescenta.

O programa foi lançado pelo TCE em março de 2022. Em 22 de setembro de 2022, Sorriso estabeleceu o Decreto Municipal nº 761 instituindo o Comitê de Gestão Estratégica do Município. No Estado, o GPE é executado pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação do TCE/MT, e conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).