Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
O Centro Municipal de Tecnologia e Robótica Educacional (CEMTEC) recebeu nesta quinta-feira (11), a visita dos representantes da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o secretário regional em Mato Grosso, Constantino Dias da Cruz, e o secretário adjunto, Nelcileno Virgílio de Souza Araújo. O encontro favoreceu a troca de experiências e o debate sobre futuras parcerias e projetos voltados ao fortalecimento da educação tecnológica em Sorriso.
Ao longo da visita, foram apresentados os projetos e ações desenvolvidos pelo CEMTEC, evidenciando como os cursos ofertados promovem o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e estimulam a inovação entre estudantes de 8 a 17 anos.
O grupo também trouxe ideias que podem contribuir para o nicho de cursos já existentes no espaço, como o projeto "Meninas na Computação", uma iniciativa que busca incentivar a participação feminina nas áreas de tecnologia, mostrando que a computação vai muito além da programação e abrange diversos campos, como design, desenvolvimento, pesquisa e inovação.
"Conhecer o CEMTEC foi uma experiência muito positiva. Vimos um trabalho sério realizado aqui em Sorriso, com iniciativas que despertam o interesse dos jovens pela tecnologia e mostram que a computação oferece inúmeras possibilidades além da programação. Acreditamos que essa aproximação pode gerar importantes parcerias e contribuir para levar ainda mais oportunidades para a comunidade local”, frisa Constantino Dias da Cruz.
Além de conhecerem nossos projetos, eles compartilharam experiências, apresentaram ideias e contribuíram com sugestões que ampliam nossa visão sobre novas ações que podem ser desenvolvidas no município", afirmou.
Segundo Emanuela Cordeiro, coordenadora do Cemtec, entre as discussões também estiveram propostas voltadas à inclusão digital de outros públicos, como a população idosa.
"Já tínhamos o desejo de desenvolver projetos voltados para esse público, e a conversa com os representantes da SBC fortaleceu ainda mais essa perspectiva. São contribuições que ampliam nosso leque de possibilidades e nos motivam a buscar novas parcerias para levar ainda mais conhecimento e inovação à comunidade sorrisense", completou.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdo e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo. Saber mais