Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
PPA 2022/2025

População conhece as ações relativas ao eixo de Transportes

Publicado em 28 de maio de 2021 às 12:09
Na segunda-feira (31), será promovida a última reunião desta fase de elaboração do PPA

A penúltima audiência do Plano Plurianual 2022/2025 apresentou aos sorrisenses as ações que serão executadas nos próximos quatro com relação ao eixo de Transportes na noite desta quinta-feira (27). No planejamento, continuar o processo de manutenção constante dos quase 2 mil quilômetros de estradas vicinais e ampliar a articulação de iniciativas para trocar o chão de terra por asfalto.

Por meio da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e produtores rurais, três importantes vias para o escoamento das safras passarão a contar com o tapete cinza do progresso nos próximos anos. O asfalto vai fazer parte do cenário de 34 quilômetros da MT-485 (Linha Morocó); de 43 quilômetros da MT-490, no trecho entre a MT- 485 e a BR/MT – 242; e 42 quilômetros da MT-560, da BR-163 até o Rio Verde.

Somente na 485 devem ser investidos mais de R$ 28 milhões na empreitada, sendo que, deste montante, 80% dos custos ficam a cargo do Governo do Estado e os demais 20% são divididos entre Prefeitura e produtores rurais. Os outros convênios seguem estrutura semelhante de planejamento de ações e rateio de custos.

Além da parceria com o Estado e os produtores, com recursos próprios a Prefeitura também edificou duas pontes de concreto sobre o Rio Celeste, uma na Estrada Sodema e outra na Estrada Rodeio. As pontes foram construídas pela Kadre Engenharia, definida por meio de licitação para assumir a empreitada. Com  25 m de comprimento por 6,3 m de largura, a ponte da Sodema ficou em R$ 778.736,53 e a da Rodeio em R$ 776.409,18.

Outra frente de trabalho que deve ser ampliada nos próximos anos é o levantamento de estradas. A ação, promovida pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Transportes (Semtra), eleva o nível da estrada em relação às lavouras, impedindo assim que a água “desça” para a estrada, o que garante que, mesmo sob o sol ou debaixo de chuva, o tráfego seja mantido com segurança na via.

A edificação de pontes de madeira será igualmente reforçada. De acordo com o secretário-adjunto de Transportes, Emerson de Faria, nos últimos quatro anos foram construídas 30 estruturas e já nos primeiros meses de 2021, outras três.

Para o secretário de Transportes, Leonir Capitâneo, o trabalho conjunto com os produtores rurais é fundamental em todos os processos. “Sem dúvida, o apoio que recebemos dos agricultores é vital para que este processo de manutenção das estradas seja contínuo, garantindo as vias sempre em bom estado, principalmente nos períodos de safra”, destaca.

Na segunda-feira (31), às 19h30, será promovida a última audiência do PPA 2022/2025. As reuniões estão sendo realizadas no Centro de Eventos Ari José Riedi, dentro de todo o protocolo para frear novos casos de Covid-19. Justamente por este motivo, todas as reuniões estão sendo veiculadas pela página da Prefeitura de Sorriso no Facebook.

Por meio de um formulário disponibilizado no site da Prefeitura, o www.sorriso.mt.gov.br, cada cidadão também poderá contribuir com o planejamento do Município para os próximos quatro anos.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza