Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
SER Família

Conselheiros acompanham avanços na viabilização de conjuntos habitacionais para Sorriso

Publicado em 01 de dezembro de 2023 às 12:53
Unidades habitacionais serão destinadas a famílias de quatro faixas salariais

Na mesma reunião em que o Conselho de Habitação disse “sim” à área que vem sendo prospectada para abrigar um novo conjunto habitacional pelo Minha Casa, Minha Vida, via Governo Federal, o coordenador do Departamento de Habitação, Brendo Braga, também partilhou, nesta sexta-feira (1.º de dezembro), aos conselheiros os avanços em relação ao SER Família Habitação, do Governo Estadual, que também conta com apoio da União.

Ao todo, serão disponibilizados para Sorriso 1.090 lares. Deste total, 50 casas serão destinadas para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.  As casas serão erguidas em uma área próxima ao Bairro União. Pelas regras do programa, a renda mensal não poder ser superior a R$ 218,00 per capita, ou seja, uma família de cinco pessoas, não pode ter uma renda maior que R$ 1.090,00 por mês.

Dentro deste universo, terão preferência as famílias com menor renda.  Ainda no mês passado, a secretária de Assistência Social e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT), Jucélia Ferro, explicou que uma conquista da instituição foi justamente a alteração do teto da renda mensal que antes era de R$ 100 por pessoa, e passou para R$ 218.

Além destas, também serão viabilizados mais de mil apartamentos, estes a serem financiados, em três pontos de Sorriso, para famílias integrantes das Faixa 1 (renda bruta familiar de até R$ 2.640,00), Faixa 2 (de R$ 2.640,00 a R$ 4.400,00), e Faixa 3 (R$ 4.400 a R$ 8 mil).  Com destinação de áreas pelo Município, o Governo do Estado vai subsidiar até R$ 20 mil por unidade e o Governo Federal até R$ 55 mil para facilitar o processo de financiamento dos imóveis junto à Caixa Econômica Federal.

Os condomínios, que contarão com guarita e área de lazer, serão distribuídos no Residencial Vila Bela (240 apartamentos), Topázio (160), Verdes Campos (dois condomínios com 320 apartamentos cada). Cada apartamento será composto por sala, dois quartos, cozinha, banheiro social e área de serviço, com área construída mínima de 45 m².

Brendo lembra que famílias interessadas podem preencher o pré-cadastro no site da Prefeitura, clicando aqui, no entanto, somente a partir da aprovação de todos os projetos pelo Governo do Estado, assim como pela Caixa Econômica Federal é que, efetivamente, será dado início ao processo de cadastramento oficial das famílias que serão selecionadas para poder financiar os apartamentos.

Texto: Nádia Mastella
SIC