Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Na manhã desta quarta-feira (24), o Paço Municipal foi palco da apresentação dos resultados do projeto “Arte é Vida: vivendo arte e produzindo saúde”, uma iniciativa voltada à promoção da saúde mental por meio da arteterapia com expressões artísticas que inclui teatro, coral, entre outras, em ambientes hospitalares.
O trabalho foi desenvolvido no Hospital Regional de Sorriso e também em Sinop, envolvendo pacientes e acompanhantes que convivem diariamente com a rotina hospitalar. Durante cinco semanas, a equipe utilizou a arte como instrumento de acolhimento, refúgio e expressão, oferecendo momentos de leveza em meio às dificuldades enfrentadas por quem aguarda procedimentos médicos.
O projeto foi idealizado pela psicóloga Gabriela Neves e contou com a participação de estagiários do curso de Psicologia. “A arte é um refúgio. É uma forma de o paciente se expressar e encontrar alívio naquele ambiente tão difícil. Tivemos contato com pessoas que já estavam internadas há meses, aguardando uma cirurgia, e percebemos o quanto esse espaço artístico fez diferença no bem-estar delas e de seus familiares", ressaltou a psicóloga.
Gabriel Kanda, que atualmente está no oitavo período do curso, destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, a intenção é que esse projeto seja implantado no SUS como uma política pública, para que realmente faça parte das práticas de cuidado com a saúde mental nos hospitais.
“A saúde mental importa e precisa ser lembrada dentro dos hospitais. Quando levamos arte para esses espaços, levamos também acolhimento, esperança e humanização”, explicou.
A apresentação acontece em meio às ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Para os idealizadores, o momento foi estratégico para reforçar a mensagem de que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.
Com o nome “Arte é Vida”, a proposta é expandir a metodologia para outros hospitais e municípios, fortalecendo o uso da arteterapia como complemento no tratamento e no cuidado humanizado dentro do Sistema Único de Saúde.
A exposição é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), apoiado pela Lei de Incentivo do Paulo Gustavo e a Prefeitura Municipal de Sorriso. O trabalho pode ser apreciado no Paço, nesta quarta e quinta (24 e 25) e depois seguirá para o Marco Zero na sexta (26), Praça da Juventude no sábado (27) e Park Shopping Sorriso no domingo (28).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).