“É um trabalho fundamental para que possamos pensar o futuro de Sorriso alicerçado na sustentabilidade, que possamos formatar nosso planejamento urbano, estruturar nossa expansão e seguir com as demais políticas públicas voltadas à saúde e bem-estar da população em consonância com as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico”, destacou o prefeito Ari Lafin, reforçando o convite para que a população participa deste processo.

Ainda hoje, o Diagnóstico será apresentado para toda a comunidade de Primavera na Escola Municipal do Distrito, às 15h. Já à noite, às 19h, o Plenário da Câmara de Vereadores será o palco para a explanação do documento. Já amanhã (7 de outubro), o Diagnóstico será partilhado junto aos sorrisenses que moram no Distrito de Boa Esperança, às 10h, no Centro de Convivência dos Idosos.

A participação da comunidade é crucial neste ponto, já que a análise do dossiê que mostra “como está” o saneamento em Sorriso vai ajudar na construção do material que apontará “como deve ser” a gestão ambiental no horizonte dos próximos 20 anos. “Estamos à disposição para apresentar o plano, mostrar os dados que já temos disponíveis, tirar dúvidas e seguir com a construção do documento”, disponibilizou-se Modesto, adiantando que a participação do Comitê será igualmente fundamental para que o PMSB, que estabelecerá as demandas e estimará os custos necessários para a plena e eficiente gestão ambiental,  seja colocado em prática.

A partir da apresentação do diagnóstico, com a participação da população e a análise dos apontamentos feitos, a equipe segue para a elaboração do prognóstico que culminará no PMSB, que precisa estar pronto até o fim deste ano. De acordo com o professor José Álvaro da Silva, mestre em Engenharia Ambiental, o Niesa foi responsável pela elaboração do PMSB de 111 municípios mato-grossenses.