Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Técnicos de Tangará estão em Sorriso para conhecer projetos da agricultura familiar

Publicado em 26 de novembro de 2021 às 12:13

Referência na agricultura familiar. Esse é o cenário de Sorriso e que nessa semana foi responsável por recepcionar uma comitiva técnica da Prefeitura de Tangará da Serra. O motivo? Conhecer o que vem sendo produzido aqui em termos de agricultura familiar, produtos com inspeção municipal, sustentabilidade e agroecologia.

Para isso, a comitiva formada por sete técnicos conheceu o Abatedouro de Aves Municipal e também passou pelos criadouros, para conferir de perto as práticas de manejo. Além disso, estiveram no I Dia de Campo Agroecológico que tratou de sustentabilidade e manejo florestal, realizado ontem (24) no sítio da dona Marecilda momento em que tiveram a oportunidade de esclarecer várias dúvidas sobre a prática de aquaponia com o cultivo agregado de peixe e verduras.

Para completar o “tour” pelos produtos com sabor da terra, a comitiva também visitou uma queijaria, a “Gra – Formaggio” que conta com selo de inspeção municipal. Além daquela passadinha rápida na feira de adoção de pets hoje cedo!E, por fim, para concluir a visita, a comitiva levou exemplares de mudas de capins forrageiros (Capiaçú, Kurumi, Tifton e Guatemala) adquiridos de produtores atendidos pelo programa Mais Leite e do Campo Agrostológico de Sorriso. A meta? Incrementar o campo experimental já existente em Tangará  e ofertar capim forrageiro aos produtores de lá.

Agora você pergunta: e a impressão deles? Ótima! “Saíram daqui encantadas e querendo voltar logo para podermos intensificar a troca de experiências positivas entre os dois municípios”, ressalta a zootecnista da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Cleide Liz dos Santos, que foi a responsável por acompanhar a comitiva em todas as visitas.

Cleide completa que “essa troca de informações é essencial. Vamos nos adequando, um informa para o outro o que deu certo e vamos nos ajustando e criando melhores oportunidades para toda rede da agricultura familiar do Estado”, finaliza.

Texto: Claudia Lazarotto

SIC