Nessa quarta-feira (02), o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Lucas de Oliveira, visitou o abatedouro de aves localizado no Assentamento Jonas Pinheiro. A unidade atende 20 produtores locais e é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar local.
De acordo com levantamento de 2025, o projeto garante o acompanhamento de 12.310 aves no campo, com 24 abates mensais, totalizando cerca de 4.092 aves abatidas no abatedouro. A assistência técnica aos produtores é realizada pela médica veterinária e coordenadora do programa, Mariana Rebouças.
Segundo a coordenadora, desde a chegada dos pintainhos à propriedade até o abate, que ocorre entre 90 e 100 dias de vida, os produtores recebem visitas quinzenais para orientação sobre manejo e sanidade das aves.
Todo o serviço de abate é gratuito para os produtores, incluindo:
Assistência técnica com visitas quinzenais;
Documentação necessária para o abate;
Entrega de gaiolas na propriedade para acondicionamento das aves;
Transporte das aves até o abatedouro municipal;
Abate, embalagem e congelamento das aves;
Expedição das aves para o comércio.
O único custo para o produtor é a compra do gelo, ao valor de R$ 1,10 por frango. O serviço é prestado integralmente pela Prefeitura de Sorriso e fiscalizado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar.
Após o abate, as aves são devolvidas aos produtores, que podem comercializá-las em todo o estado de Mato Grosso, pois o abatedouro possui o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF), garantindo a qualidade e segurança dos produtos.
Para participar do programa, é necessário ser pequeno produtor cadastrado na Secretaria de Agricultura Familiar do Município, situada na rua marechal Cândido Rondon, nº 2311, bairro Bela Vista, telefone (66) 3545 -8354.