Nova delegacia

E o “cada um faz sua parte” foi um dos pilares que garantiu que a Rua Sacramento, esquina com a Los Angeles, no Jardim Califórnia, possa hoje, abrigar a delegacia. A obra começou a ser erguida em 2019 e resultou em um ambiente de 1.150 m² de área construída que abrigam os serviços ordinários e especializados de investigação policial. A primeira etapa já está concluída e a obra está sendo continuada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que uma empresa assumiu, perante o Ministério Público do Estado (MPE), a obrigação de concluir o empreendimento.

Na primeira etapa da obra foram investidos R$ 1.261.321,27, sendo que parte deste montante foi viabilizada por meio de uma compensação ambiental, em que cerca de R$ 900 mil foram destinados pela UHE Sinop. Já em recursos próprios municipais, além da área, foi investido o montante de 357.639,52, além da contribuição em uma série de outras ações necessárias à finalização da obra.

O projeto arquitetônico foi também viabilizado pela Prefeitura, via Secretaria da Cidade (Semcid), seguindo o padrão disponibilizado pela própria PJC. O novo espaço conta com um acesso independente para o Núcleo de Atendimento à Violência Doméstica, o que deve propiciar mais segurança e privacidade às mulheres, idosos, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.

Esferas governamentais integradas

Em sua fala, o prefeito Ari Lafin destacou a importância de se pensar políticas públicas de maneira a atender ao cidadão, respeitando as esferas governamentais, mas agindo sempre de maneira colaborativa. “Sou uma das 141 células que devem mostrar ao Estado o que estão fazendo, e, neste momento, agradeço o pronto atendimento que Sorriso recebe de todos os integrantes do Governo, reforçando, mais uma vez, “que sim, segurança pública é também dever do Município”.

Arte e esporte na promoção de ambientes pacíficos

O gestor municipal acrescentou ainda que ao se falar em segurança pública, é importante também falar em ações preventivas e aí, o fator “educação global” entra em cena. “Estou contratando 42 professores de Educação Física para atuarem em escolinhas, como opção de atividade no contraturno escolar, evitando que as crianças fiquem na rua neste período”, contextualizou o prefeito, demonstrando ainda que, além do esporte, a cultura também é opção de atividade lúdica, saudável e produtiva. “Hoje, 3 mil crianças participam de atividades como música, dança e teatro, e já lancei o desafio de chegar, no próximo ano, a 5 mil crianças atendidas”, destacou.

Educação como alicerce

A vinda do governador a Sorriso começou com a entrega oficial no novo prédio da Escola Municipal São Domingos.  A unidade ocupa uma área total de 5 mil metros quadrados, onde estão dispostas 21 salas de aula, sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório, laboratório de informática, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI) e almoxarifado.  A unidade também conta com quadra poliesportiva com arquibancada, vestiários, banheiros, depósito de material esportivo e biodigestor.

Para que os 1.229 alunos da São Domingos, que já iniciaram 2023 no novo prédio, pudessem desfrutar do novo espaço, foi necessário fazer um novo processo licitatório para finalizar a unidade e ainda utilizar mão de obra própria em algumas ações. Ao todo, foram investidos R$ 8.130.602,07 em recursos municipais na edificação da unidade, que abriga turmas do 3.º ao 7.º ano do Ensino Fundamental.