A primeira palestra da manhã, com o tema “Conforto animal e produção na engorda de frangos”, foi proferida por Hilder Fonteles Júnior; na sequência, Poliana Oliveira Cordeiro debateu o “Efeito da composição da ração sobre a qualidade da carcaça de frangos de corte”, e, o último debate da manhã versou sobre o “Mercado da Ave Caipira”, sob a orientação de Jaison Barreto Prazeres.

Presente no evento, o prefeito Ari Lafin, destacou a importância de proporcionar momentos de debates e trocas de experiências. “Debates como esse tem a meta de fortalecer a rede produtiva da agricultura familiar; além de mostrar que há formas de conciliar atividades rurais com boa geração de renda na propriedade”, pontua. Ari também lembra que o Município auxilia desde a orientação correta da construção dos aviários, até a disponibilização da equipe técnica que acompanha a produção, abate e orienta a inserção no mercado de venda.

O secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, reforça que essa é mais uma forma do produtor rural agregar renda. “A ave caipira não requer um grande espaço para produção”, frisa. Márcio destaca que a pasta tem buscado ofertar conhecimento apropriado para investimentos, inclusive com a oferta de dias de campo em várias áreas. “Semana passada debatemos a produção agroecológica, e, por coincidência, também foi em um sítio comandado por mãos femininas; nos orgulha muito poder dizer que Sorriso tem agricultura familiar, que há mãos que cuidam e produzem de ambos os sexos e que aqui temos vários exemplos de sucesso de mulheres empreendedoras”, diz.

Já o gestor da pasta, Marcelo Lincoln, lembra que a SAMA está sempre à disposição de todos os produtores rurais. “São vários os programas em andamento e de incentivo para a agricultura familiar, voltados tanto para a produção de mel, como de incentivo à produção da bacia leiteira, da carne bovina, de hortifrútis, da piscicultura, entre tantos outros. Qualquer produtor que deseja saber mais ou integrar um dos programas pode nos procurar na SAMA”, completa.

A Secretaria atende das 7 às 13 horas na Rua Marechal Cândido Rondon ou ainda ligar no telefone 3545-8353.