Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Possibilidade de investimentos
Sorriso participa do 1° Encontro de Gestores Culturais Municipais de Mato Grosso

Publicado em 08 de março de 2023 às 12:40
Evento, organizado pela Secel, ocorreu na última segunda-feira (06/03), em Cuiabá

O Município de Sorriso, representado pela secretária de Cultura, Turismo e Juventude Marisa Netto e pelos diretores de Cultura Antônio de Paula (Escola Municipal de Artes) e Francisco Guimarães (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) participou do evento, na segunda-feira (6 de março), bem como da primeira reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorreu na terça-feira (07).

Marisa adianta que Sorriso poderá ser contemplado, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, com  R$ 765 mil em recursos via Lei Paulo Gustavo. O montante, se aprovado, deve ser repassado ao setor de Cultura do Município em todas as áreas, com percentual prioritário para o audiovisual, conforme determina a lei federal, assim como a Lei Aldir Blanc 2.

Além da possibilidade de recursos via governo federal, há ainda a proposta do governo estadual para O repasse de convênios  para Sorriso. Via Estado, a vinda de aporte financeiro deve ser feito por meio da modalidade de co-investimento fundo a fundo da Cultura, por meio Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Neste caso, o montante pode chegar a R$ 350 mil, com a obrigatoriedade de contrapartida financeira por parte do Município.

“Estamos organizando nosso plano de trabalho, seguindo todas as orientações para podermos estar aptos a captar estes recursos”, destaca Marisa, complementando que o trabalho dos técnicos em produção cultural da recém-criada secretaria é intenso. “A vinda destes recursos, além de trazer reconhecimento para a área da cultura, vai resultar em mais ações junto à comunidade, seja na produção cultural em si, seja em processos educativos, que tanto contribuem para o fomento da nossa arte e da nossa identidade”, destacou a gestora.

Texto: Decom
SIC