Para tanto, a Prefeitura vem disponibilizando, gradativamente, ferramentas que aproximam, virtualmente, o cidadão a estes serviços. “A disponibilização de atendimento via whatsApp é presente em várias pastas, como a de Obras e Serviços Públicos, Fazenda, e Saúde e Saneamento, por exemplo”, lista Estevam, lembrando que é possível ainda acionar a Guarda Municipal, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), o Eco Sorriso e a Sala do Empreendedor por meio do aplicativo de mensagens.

Desde 2021, o 150, que nasceu como um número para “manter a população informada sobre a Covid-19 durante a pandemia” evoluiu e se credenciou como o “Disque – Ouvidoria”, canal que permite à população solicitar serviços, tirar dúvidas, tecer crítica ou fazer elogios.

Além deste contato inicial, a tecnologia permite ir um tantinho além e viabiliza, por exemplo, a solicitação de alvarás de construção de maneira remota. Só este ano, dos 1,4 mil documentos emitidos de janeiro a junho, 98% deles foi no modo “online”.

“Não há como ficarmos restritos somente à ampliação dos canais de contato, mas essa busca por, efetivamente, ampliar o governo digital tem sido uma constante, tornando os serviços mais eficientes, muito embora, em muitas situações, é ainda imprescindível a apresentação de documentação impressa”, revela o gestor.

Sorriso também aderiu, em 2021, ao programa Cidade Inteligente, Humana e Sustentável, de modo que a dupla “inovação e resultado” estejam presente em todas as ações. “Não é uma ferramenta, um protocolo, ou um conjunto de normativas, mas sim uma nova forma de fazer gestão, focada em atender bem o cidadão sorrisense e sim, receber esses feedbacks, perceber onde é preciso melhorar e sim, o cidadão não só pode, como deve dar esse retorno”, completa Estevam.

Para incentivar este processo, desde 2019, Sorriso conta com pontos com internet gratuita em seis pontos da cidade, como as praças da Juventude, Antenor Balbinot, dos Ipês, dos Jacarandás, da Integração, e das Fontes. Para ter acesso, basta que a pessoa faça o cadastro, que é gratuito, ou se conecte pela rede social do Facebook. Até agora, 23.279 acessos foram contabilizados e há o registro de 15.103 cadastros.

Quer anotar alguns contatos?

Zap do Eco Sorriso – 99603 7730

Zap da Secretaria de Fazenda – 3545 4707