Para o juiz federal substituto da Seção Judiciária de Sinop, André Perico Ramires dos Santos, a implantação do Ponto de Inclusão Digital em Sorriso reflete o esforço do Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1), o qual compreende os estados de Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantis e o Distrito Federal, em democratizar o acesso da população em ações de competência da justiça federal, e, que na ausência da justiça especializada, vinha sendo prestada de forma residual pela justiça comum.

“Sorriso é uma cidade promissora e merece recebe esse ponto de inclusão. Em Sinop conseguimos realizar perícias no período médio de 40 dias. Fazemos audiências e julgamos processos em apenas três meses. É essa agilidade que vamos trazer para Sorriso”, disse o magistrado ao mencionar que, em caso de demora injustificada por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), “é possível, sim, que o julgador determine a realização imediata de perícias médicas”.

“Evidentemente que esse serviço poderá ser requerido pelos advogados ou, ainda, pelo próprio cidadão. Para isso, basta que a parte interessada procure o PID e faça sua reclamação, a qual será reduzida a termo por um servidor, e, posteriormente direcionada para o juiz competente. Em resumo, é uma forma de realmente democratizar o acesso à justiça”, declara Santos.

“Essa é uma data importante para Sorriso e as demais cidades circunvizinhas. Quem não participa de um processo de evolução histórica, de evolução institucional, as vezes não consegue mensurar a grandiosidade desse momento. Há muito tempo nossa Comarca trabalha para receber uma estrutura da justiça federal, sendo que centenas de outros município ainda galgam tamanha conquista. Pode transparecer que essa é mais uma atividade do nosso cotidiano, mas não! A vinda da justiça federal para Sorriso é um marco histórico e que refletirá na qualidade de vida de milhares e milhares de pessoas”, complementa o juiz de direito da 4ª Vara Cível de Sorriso e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Anderson Candiotto.

Ao avaliar o processo de democratização da justiça federal, o desembargador e coordenador dos juizados especiais federais do TRF1, Carlos Pires Brandão afirmou que a justiça federal estartou um processo de reprogramação.

“Confesso aos senhores que é uma tarefa complexa. Tem os aspectos simbólicos, mas estamos trabalhando para mudar esse cenário. As instituições, por mais eficientes e organizadas que sejam, se elas não forem justas, elas precisam ser reformuladas. A gente fala muito do desenvolvimento, no entanto, tem algo que antecede o desenvolvimento que é isso que estamos fazendo ao trazer o Ponto de inclusão Digital da Justiça Federal para Sorriso. Em breve, espero retornar neste pujante Município para anunciar a vinda definitiva da Vara da Justiça Federal. Esse é o nosso objetivo a partir de agora”, contextualizou o desembargador ao lembrar que, nos últimos anos, o tribunal foi responsável pelo julgamento de mais de R$ 6,1 bilhões em demandas judiciais.

Para o prefeito Ari Lafin, a inauguração da sede da justiça federal reflete a responsabilidade do Município em contribuir com o desenvolvimento das cidades circunvizinhas.

“Numa cidade em que os Poderes se entendem e se respeitam, quem ganha é a sociedade. Quando a classe política age dessa forma o Judiciário segue focado naquilo que realmente importa que é a analise e o julgamento dos litígios trazidos pela sociedade. Quando um município quer crescer é dessa maneira que ele deve se comportar. Precisamos estar atentos ao presente, mas sem jamais perder o foco do futuro. Foi assim que nos tornamos uma potência do setor produtivo e é dessa forma estamos nos tornando uma referência em desenvolvimento sustentável”, assinala o gestor ao enaltecer o empenho da Administração Municipal para estrutura o espaço destinado para os atendimentos da justiça federal.

“Recebemos um prazo relâmpago de 15 dias para deixar tudo pronto. De antemão, quero honrar nosso secretário de Administração [Bruno Delgado], assim como os demais gestores que deram o máximo de si para que pudéssemos cumprir o prazo e entregar esse espaço”, emendou.

A solenidade de inauguração do Ponto de Inclusão Digital contou com a presença de autoridades de várias cidades da região, entre eles o juiz federal e diretor da Seção Judiciária de Mato Grosso, Ciro José de Andrade Arapiraca; o juiz federal da Subseção Judiciária de Sinop, Marcel Queiros Linhares; a coordenadora das Promotorias de Justiça de Sorriso, promotora Maysa Fidélis Gonçalves Pyrâmides; a presidente em exercício da 17ª Subseção da OAB Sorriso, Karina Wu Zorub; o defensor e coordenador da Defensoria Pública de Sorriso, Ubirajara Vicente Luca; o juiz de direito da 5ª Vara Criminal de Alta Floresta, Alexandre Sócrates Mendes; o juiz da 2ª Vara Cível de Sorriso, Glauber Lingiard Strachicini; o juiz da 1º Vara Cível de Sorriso, Rafael Depra Panichella; a juíza da 5ª Vara Cível de Sorriso, Emanuelle Navarro; a juíza da 2ª Vara Criminal e diretora do Foro de Sorriso, Giselda Andrade; o vice-prefeito, Gerson Bicego; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura; o secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes; a secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller; os vereadores sorrisenses, Leandro Damiani; Zé da Pantanal e Acácio Ambrosini; e o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Ubiratã, Heder Sais Machado.

SERVIÇO

O Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal está localizado na Rua Alta Floresta, nº 50, no centro de Sorriso.