Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Oficial

Sorriso está em “Estado de Alerta” por conta das chuvas constantes

Publicado em 04 de março de 2021 às 13:02
Monitoramento da situação tem sido intenso nos últimos dias

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Marcelo Lincoln, percorreram hoje (4), junto com o conselheiro do Sindicato Rural (e ex-presidente da instiuição), Tiago Stefanello, trechos da malha vicinal de Sorriso para avaliar a situação de estradas e lavouras, que sofrem há dias com as constantes chuvas.

O acompanhamento in loco deste panorama ocorreu depois da reunião que abriu a agenda do dia e que teve como objetivo central a solicitação, à Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), de um parecer técnico para oficializar “Situação de Alerta” em Sorriso.

“Muito triste acompanhar boa parte do trabalho de nossos produtores sendo perdido nas lavouras por conta do excesso de água, ainda mais em um momento de extremo esforço destes bravos cidadãos, que enfrentam toda a dificuldade imposta pela pandemia da Covid-19 para desenvolver seu trabalho, força motriz da nossa economia, assim como da economia brasileira”, solidariza-se Ari, reforçando que a Administração Municipal segue mobilizada para auxiliar o setor produtivo neste momento.

A solicitação do prefeito foi prontamente atendida pelo responsável pela Compdec, Fábio dos Santos, que, por meio do ofício n.º 032, comunica que “nos encontramos a partir deste momento em Situação de Alerta, com possível evolução de danos e prejuízos”. Com base no documento, a Prefeitura emitiu o Decreto 481, em que institui o “Estado de Alerta” no Município.

Pelo documento, todas as secretarias municipais permanecem mobilizadas para o atendimento de situações emergenciais que venham a eventualmente ocorrer. O sol que brinda o céu sorrisense hoje permitiu que as equipes da Secretaria de Transportes (Semtra) pudessem avançar com o trabalho de recuperação de estradas vicinais danificadas pela chuva. Enquanto uma equipe continua o trabalho (que foi mantido mesmo com tempo úmido) na Estrada do Pau Oco, outra frente de trabalho teve início na região do Assentamento Jonas Pinheiro e outra na região do Vale do Verde.

“Estamos focados em contribuir de todas as formas possíveis para que o Arranca Safra 20/21 seja conduzido de forma eficiente”, destaca o prefeito. Em outra frente de negociações, deve ser realizada no sábado (6) pela manhã, no Centro de Eventos Ari José Riedi, uma reunião que está sendo organizada pelo titular da Sama para avaliar, junto aos municípios da região, a viabilidade de um pedido de “Situação de Emergência”. Como forma de conter a disseminação do novo coronavírus, a reunião, marcada em um espaço amplo, também respeitará, além do distanciamento, todas as demais regras de segurança sanitária, como a utilização obrigatória de máscaras e higienização constante de mãos.

• 232KB
    DECRETO 481 - SITUAÇÃO DE ALERTA (2).PDF