Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Sorriso em Números é apresentado para empresários paulistas

Publicado em 25 de agosto de 2023 às 10:59

Empresários paulistas e mato-grossenses participaram nesta manhã, 25 de agosto, de mais uma edição do Sorriso em Números. Durante o encontro o prefeito Ari lafin apresentou o eixo econômico formado por Sorriso e mais os outros 11 municípios que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires) a possíveis investidores.

Para isso, Ari destacou a história de construção de Sorriso pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura.

Ari pontuou que se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, explica o prefeito.

O prefeito também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”.

Ari vem destacando o crescimento de Sorriso e da região médio-norte de Mato Grosso para vários grupos empresariais do país desde o início do ano.

Mais dados sobre Sorriso

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.

A média de crescimento anual nos últimos 30 anos, ultrapassa os 20%. Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB).

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Cleiton Isidoro