Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude apresenta espetáculo “O Príncipe Descabelado, Além da Imensidão do Horizonte”

Durante treze dias, toda a população de Sorriso e região poderá apreciar belos espetáculos artísticos e culturais em diferentes lugares da cidade.

A Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), realiza a partir desta segunda-feira (01) o espetáculo “O Príncipe Descabelado, Além da Imensidão do Horizonte”. A rodada de apresentações celebra o encerramento das atividades semestrais ofertadas nos 10 polos culturais da cidade e distritos.

A programação reunirá mais de 3.500 crianças e jovens que participam dos cursos de música, teatro e dança, apresentando o resultado de seus trabalhos em diferentes pontos da cidade durante os próximos 13 dias. (Confira a programação completa abaixo).

De acordo com o secretário da pasta, Salles Fernandes, essas apresentações são uma bela oportunidade para as crianças compartilharem com seus pais e familiares os aprendizados adquiridos nos últimos meses. “Os espetáculos de encerramento dos polos fazem parte do calendário anual da Semcultj e têm como objetivo mostrar os resultados obtidos à comunidade, além de tornar mais especial o término das oficinas para as crianças e seus familiares”, explica o secretário, ao afirmar que o evento reunirá mais de 4.000 pessoas entre crianças, pais e comunidade local.

O diretor de Cultura, Antônio de Paula, explicou que todos os anos escolhem um tema gerador para nortear a criação artística destes encerramentos. “Nos primeiros três meses de oficina, os alunos focam em aprender a técnica da modalidade artística da qual fazem parte. Depois, começam a se preparar para as apresentações finais, a partir do tema gerador”, esclarece ele, ao revelar que este ano a contação de histórias e o incentivo à leitura estão em evidência.

“Este ano decidimos falar sobre a importância da leitura e da contação de histórias para as crianças. Criamos uma trama em que um príncipe precisa percorrer vales tenebrosos para chegar ao Vale dos Anjos, onde há um baú de histórias que irá salvar seu reino da tristeza e desesperança”, conta ele.

Para o professor de dança do Polo Mário Raiter, John Oliveira, “a preparação para a apresentação de hoje foi bastante intensa e desafiadora porque não temos muito tempo entre ensinar a técnica e a coreografia. Além disso, considerando que o tema do espetáculo é bastante amplo, tivemos que usar muita criatividade e adaptação”.

Ele completou dizendo que “as crianças se esforçaram muito, e é gratificante ver o progresso que fizeram em tão pouco tempo. Estamos todos muito ansiosos e animados para mostrar o nosso trabalho esta noite. Tenho certeza de que será um evento memorável”, finaliza o professor.

Lembrando que a partir do dia 22 de julho começam as inscrições para as oficinas culturais do segundo semestre de 2024. Você pode ir até o polo cultural de seu bairro ou ligar para (66) 3545-8158 para obter mais informações. Fique atento aos prazos porque as vagas são limitadas.

Acompanhe as datas, horários e locais das apresentações conforme o cronograma abaixo:

Dia 01/07*: Polo Mário Raiter, às 19h, no Barracão Multiuso.

Dia 02/07*: Polo Santa Maria, às 19h, no Barracão Multiuso.

Dia 03/07*: Polo São José, às 19h, na quadra do Cras São José.

Dia 04/07*: Polo Boa Esperança do Norte, às 19h, na Praça Central.

Dia 05/07*: Polo Distrito de Primaverinha, às 19h, no Saguão da Escola Primavera.

Dia 08/07*: Polo São Domingos, às 19h, na quadra da antiga Escola do São Domingos.

Dia 09/07*: Polo Escola de Música (Casec), às 19h, na quadra da antiga Escola do São Domingos.

Dia 10/07*: Polo Primavera (Sesi), às 19h, no Auditório Farroupilha.

Dia 11/07*: Polo Centro (Área Verde), às 19h, no Auditório Farroupilha.

Dia 12/07*: Polo Centro de Eventos (Música), às 19h, no Auditório Farroupilha.

Dia 13/07*: Polo Centro de Eventos (Dança), às 19h, no Auditório Farroupilha.