Sem o tradicional desfile de 7 de setembro, o hasteamento dos pavilhões ocorreu, simultaneamente, com a execução do Hino Nacional e, em seguida, do Hino da Independência.

As fanfarras municipais do Departamento de Cultura (ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura) abrilhantaram o evento com suas evoluções: a Banda de Percussão Melódica “Guerreiros do Sol”, a Corporação Musical Rafael de Castro e a Banda de Percussão Mário Raiter.

O prefeito em exercício, Gerson Bicego, ressaltou o sentimento de patriotismo presente em cada cidadão neste dia. “A pandemia hoje nos permitiu fazer um evento de maneira isolada, ao ar livre, com todos os cuidados necessários; e aqui pudemos ver o sentimento especial de patriotismo que está ressurgindo no Brasil. Somos um país grandioso por natureza e nos emociona ver aqui tantas famílias vestindo o verde e amarelo e deixando a marca de um país que tem tudo para dar certo”, disse.

O deputado estadual, Ulysses de Moraes esteve representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso no evento. “Hoje comemoramos nossa independência, que está atrelada à liberdade de ir e vir, de não sermos escravos, de fazermos nossas próprias escolhas. Porém, essa liberdade hoje vem sendo questionadas e não podemos aceitar, porque somos uma pátria livre”, ressaltou o deputado.

O evento contou também com a presença do primeiro prefeito de Sorriso, senhor Alcino Manfroi.

Ao encerrar a solenidade, em demonstração de amor à pátria, crianças soltaram balões com sementes, que semeadas em boa terra se tornarão árvores que darão bons frutos para uma sociedade ainda melhor.