A assistente social do Departamento de Recursos Humanos (RH), Aparecida Tagliari Costa, explica que a ação buscou reunir servidores efetivos em readaptação funcional, assim como os que estiveram, ou estão, em licença de saúde.

“A atividade tem como objetivo possibilitar a interação entre servidores neste processo de readaptação funcional, desenvolver o espírito participativo, apresentar conceitos de qualidade de vida, e valorizar as diversas atividades que melhoram a saúde física e mental”, ressalta Aparecida.

E para trabalhar tudo isso, o dia começou com um café da manhã; na sequência foi o momento da palestra “Como desenvolver uma mente saudável”, ministrada pela psicóloga do RH, Verônica Berzuini. Além disso, os servidores também tiveram um momento especial dedicado à atividade física com aula de pilates e de zumba; e ainda teve outra palestra, “Como fortalecer a mente para superar as dificuldades da vida”, para fechar a manhã.

“Tudo foi pensado e preparado com muito carinho para que os servidores pudessem se sentir à vontade; afinal, esta é também uma forma de cuidarmos da saúde dos nossos servidores”, frisa a coordenadora do RH, Júlia Nólio.

Para o secretário de Administração, Estevam Calvo, o encontro foi um momento positivo, com trocas de experiências enriquecedoras para todos que participaram. “Não há como falarmos em qualidade de vida no trabalho sem que sejam abordados outros aspectos da nossa vida, nossa relação com nós mesmos, nosso autocuidado e este foi um momento especial para trabalharmos isso”, diz Estevam.

Implantado em 2022, esse é o segundo ano de atividades do Qualivida. Em 2023 o momento especial já foi ofertado para os servidores do Distrito de Boa Esperança em 16 de julho e da área central em 19 de agosto.