O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, esteve reunido, na manhã de ontem (13), com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com o objetivo de conhecer o Programa Mato-Grossense da Qualidade (Quali), destinado a organizações públicas e privadas que visam aprimorar a qualidade no sistema de gestão, por meio do Modelo de Excelência (MEG).

Participaram da reunião o consultor em Tecnologia e Inovação do Senai, Paulinho Schneider, os secretários municipais de Administração, Estevam Húngaro; de Indústria, Comércio e Turismo, Claudio Drusina; de Fazenda, Sérgio Kocová; de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; e de Governo e Segurança Pública, Luis Fábio Marchioro.

De acordo com o material apresentado pelo Senai, entre os benefícios do programa Quali estão a possibilidade de avaliar e melhorar a gestão, a medição objetiva de resultados, o estímulo do comprometimento e da cooperação entre as pessoas. Entre as consultorias ofertadas pelo Senai, estão a orientação para criação do Comitê do Quali-MT, autoavaliação assistida do MEG, implantação, ou melhorias, de práticas de gestão e resultados. Além de treinamentos dos servidores.

Segundo com o consultor do Senai, toda a experiência adquirida no setor privado pode ser aplicada na melhoria da gestão nos órgãos públicos. “Isso significa um grande avanço em todas as áreas. As instituições públicas conseguem ter uma visão mais clara sobre o uso dos recursos e a prestação de contas ao cidadão, atendimento ao público, determinação das metas e prioridades e resultados. A qualidade e a busca por excelência em gestão são parte da missão do Senai”, explica.

Desde 2007, o Programa Quali-MT é implantado em empresas privadas, mas a partir de 2013, o Senai-MT começou a implantar nas prefeituras que se inscreveram para participar dos projetos. O programa busca que a gestão pública alcance todos os critérios do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP).

“Ouvimos a explanação do programa e agora iremos avaliar a possibilidade de aderirmos. A Administração Municipal está sempre buscando a qualidade e a eficiência nos serviços públicos prestados, para tanto, queremos mobilizar os servidores para a prática de uma melhor gestão publica. Estamos sempre buscando alcançar a excelência no atendimento ao cidadão”, pontua do secretário de Administração, Estevam Húngaro.