Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Equipes da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra) estão mapeando pontos de atoleiros, alagamentos e buracos nas estradas vicinais de Sorriso, depois da constante chuva dos últimos dias.
Entre os pontos problemáticos, estão a Estrada do Pau Oco, que foi interditada ontem à tarde (1.º); a Estrada Ferla; uma estrada paralela ao Assentamento Jonas Pinheiro e também uma via que passa nas proximidades do Abrigo Municipal de Cães e Gatos.
“Neste momento, o que pode ser feito é verificar a situação destes pontos, já definir que tipo de maquinário terá de ser usado e deixar as equipes de prontidão para atuar”, destaca o titular da pasta, Leonir Capitâneo, reforçando que em alguns casos, com chuva, não é possível agir.
No entanto, em outros, pontos, como a Estrada do Pau Oco, os trabalhos iniciam agora de manhã mesmo, visto que o maquinário necessário pode ser operado com o clima úmido. O secretário explica ainda que cada janela de tempo firme tem sido utilizada para garantir a trafegabilidade dos cerca de 2 mil km de estradas vicinais do município, de forma a permitir o escoamento seguro e tranquilo da safra 20/21.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).