O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, compartilhou, nesta quinta-feira (14.03) as alterações impostas pelas novas versões do Código de Obras e do Zoneamento Urbano de Sorriso a integrantes da Adde, empresa do ramo imobiliário. A reunião integra a série de palestras que vêm sendo realizadas desde o início do ano.
“Nosso objetivo é orientar, trocar informações e, desta maneira, facilitar o processo de análise de projetos, evitando retrabalhos e garantindo a agilidade tão necessária aos responsáveis pelos empreendimentos”, destaca o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira.
O Código de Obras e o Zoneamento Urbano foram alterados em 2023. Entre as principais mudanças do novo zoneamento em relação à Lei Complementar 108, de 2009, estão a liberação de construção de edifícios (independentemente do número de pavimentos) nas principais avenidas da cidade, a criação de zonas de utilização mista, e a implantação da Comissão de Análise de Atividade (CAA).
Já a revisão do Código de Obras, oficializada pela Lei Complementar 422, traz a necessidade de apresentação de estudos para a implantação de obras de grande impacto, como o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT).
Na oportunidade, Ednilson também apresentou o Sorriso em Números, que traça o panorama econômico e social, assim como as potencialidades da Capital Nacional do Agronegócio. “A expansão urbana de Sorriso, seu processo de modernização e sua condição de vanguarda em incorporação e construção civil estão intimamente ligadas ao crescente desenvolvimento econômico do Município, por isso, toda a análise feita com relação ao urbanismo precisa levar em consideração estes dados”, explica o secretário.
Para o sócio-diretor da empresa, Edson José, a palestra foi uma oportunidade importante para a obtenção de dados sobre Sorriso por uma fonte segura. “Informação é essencial para todos os ramos, mas para o imobiliário, ela é imprescindível”, afirmou, acrescentando que “a cidade tem crescido muito, de forma acelerada e foi muito importante ter acesso a estes dados, que mostram o potencial de Sorriso, as alterações em seu planejamento e as perspectivas para o setor”.
As empresas que tiverem interesse em conhecer com mais detalhes as alterações nas regras de construção civil, e também conferir o “Sorriso em Números”, podem solicitar a apresentação pelo 3545 8370.