O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella, pontua que na oportunidade as equipes da Semasa e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) irão detalhar o plano de trabalho para 2023/2024. “Todos os agricultores cadastrados no Frutifica e no Horta Viva recebem assistência técnica da nossa equipe e também do Sebrae; no encontro teremos a oportunidade de falar como iremos trabalhar em 2023 e 2024, o que e como será intensificado na assistência", explica. Além disso, essa é uma oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais e aderir aos programas, lembra o gestor.

Sobre o Frutifica e o Horta Viva

Hoje o Frutifica conta com 90 famílias cadastradas, destas, 45 estão regularmente produzindo frutas. São mais de 50 mil mudas de árvores frutíferas já plantadas. “Contudo, nossa meta é chegar a 100 mil mudas plantadas e produzindo”, enfatiza Marlon.

Além de adquirir as mudas com valor subsidiado pela Prefeitura Municipal, os produtores cadastrados também contam com assistência técnica especializada, análise de solo e patrulha mecanizada para a construção de tanques de irrigação. Somente nos últimos dois anos, foram construídos 140 tanques de irrigação.

Atualmente, o programa presta auxílio a produtores do Assentamento Jonas Pinheiro, Projeto Casulo, Cinturão Verde e do Distrito de Boa Esperança que cultivam banana, manga, goiaba, coco, acerola, pinha, romã, mamão, maracujá e uva, comercializados no mercado local e regional.

Já no Horta Viva são mais de 50 famílias cadastradas. A produção é comercializada diretamente em feiras livres, supermercados e também em programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Mesa Saudável.

Vale lembrar que a Secretaria está aberta para atender qualquer produtor interessado, de pequeno, médio ou grande porte para participar dos programas. Para isso, basta só procurar a Secretaria localizada na Rua Marechal Cândido Rondo, ao lado da Praça Antenor Balbinot ou ligar no 3545-8353.

Sobre o Encontro

Encontro de Produtores da Agricultura Familiar

Data: 24/03/2023

Local: Sítio 3 Irmãos, Lote 152, Assentamento Jonas Pinheiro