Em 2022, o assentamento foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Desde então, a Gestão Municipal fortaleceu as campanhas orientativas voltadas para pequenos produtores rurais e a comunidade escolar.

“O objetivo é de que o conhecimento transmitido em sala de aula seja repassado aos pais, amigos, vizinhos e demais moradores e, com isso, criemos uma rede de proteção e prevenção em toda abrangência do assentamento”, analisa Marlon Zanella, secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar.

Como resultado do trabalho conjunto, em 2023 o assentamento registrou um dos menores índices de queimadas da última década.

“A queimada sem controle é sinônimo de destruição e prejuízo. Daí a preocupação do órgão público e das demais instituições parceiras”, assinala.

Redução

Segundo dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), ano passado Sorriso registrou a redução de 57,89% de ocorrências relacionadas a incêndios, se comparado com o mesmo período de 2022.

O Comitê

Criado em 18 de junho 2021 - há exatos quatros anos hoje, pela Lei n.º 528/2021, o Comitê conta com integrantes da Prefeitura e de outras instituições, como o do Sindicato Rural, o CAT, a Aprosoja, o Corpo de Bombeiros Militar (BM), a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias.

Período proibitivo

Em virtude da estiagem severa, o Governo do Estado proibiu o uso do fogo na Amazônia e no Cerrado no período que compreende dos dias 1º de julho (segunda-feira) até 30 de novembro, enquanto no Pantanal a proibição se estende até 31 de dezembro.