Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.
O dezembro laranja conscientiza sobre os sintomas e as formas de se manter protegido da doença.
Em extensa agenda na capital do Estado ontem (6), o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, buscou, junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e à Concessionária Rota do Oeste informações acerca do andamento dos processos para viabilizar obras ligadas à educação, transporte, infraestrutura e mobilidade.
De acordo com Ednilson, a previsão da Sinfra é de que em fevereiro sejam liberados recursos para que se dê início às obras da Escola Militar Tiradentes, que será edificada no Portal Kaiabi e está em licitação. Já quanto à Escola Estadual Mário Raiter, a expectativa é que o Estado dê o aval ainda esta semana para o município promover o processo licitatório.
As duas unidades são demandas antigas de Sorriso junto ao Governo do Estado. O município doou as áreas para abrigar as duas unidades, assim como os projetos e deve responder ainda pelos processos licitatórios e fiscalização do andamento das obras. “É um trabalho que vem sendo construído desde 2017, com o objetivo de atender a demanda crescente de vagas escolares no município”, explica o secretário.
Outra demanda abordada na Sinfra pelo gestor foi a questão da malha vicinal, indispensável pelo escoamento da produção na Capital Nacional do Agronegócio. Ednilson solicitou junto ao Estado quando será dada a liberação da ordem de serviço para que se inicie o serviço de pavimentação de 34 quilômetros da MT- 485, bem como acompanhou o andamento para também asfaltar a MT-490 e a MT-560. “Neste momento, sabemos de todo o empenho de produtores, bem como da Prefeitura, para fazer o Arranca Safra, mas estamos alinhando junto ao Estado uma agenda positiva para que estas obras sejam viabilizadas nos períodos adequados, na seca, por exemplo, garantindo mais segurança, conforto e tranquilidade para o escoamento das próximas safras”, destaca.
Rota do Oeste
O mato alto no perímetro urbano da BR-163 em Sorriso, sob a faixa de domínio da concessionária Rota do Oeste, foi um dos temas discutidos com o gerente de Relações Institucionais, Roberto Madureira; e com a responsável pelo setor de faixa de domínio, Marianna Carvalho. Ednilson, na verdade, formalizou o pedido, que já vinha sendo feito por telefone, para que o Município realize este trabalho de limpeza da área, evitando assim o avanço da vegetação.
De acordo com o representante da Rota do Oeste, houve um problema pontual com as equipes que executam o serviço de roçada, mas que tal falha não deve mais acontecer. Ele também explicou que, legalmente, não há como a concessionária transferir esta responsabilidade ao Município.
Ednilson complementa que a concessionária permitiu que a Prefeitura faça o paisagismo assim que a limpeza, que teve início ainda anteontem, for concluída.
Redutores de velocidade, um novo viaduto, uma rotatória e a implantação de acessos ao longo do trecho de travessia urbana da BR-163 também integraram a pauta da reunião. “Avançamos em várias negociações e agora o trabalho consiste em promover o diálogo com empresários da região, e, em algumas situações em audiências públicas com toda a população”, frisa.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).