Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Se você tem 30 anos ou mais, atua na área da saúde e não recebeu nenhuma dose de imunizante contra a Covid-19; ou, ainda, se você está no grupo de idosos com 60 anos ou mais e também não foi imunizado nenhuma vez, esse texto é para te trazer uma boa notícia: na próxima terça-feira (1º de junho), você poderá receber a primeira “picadinha de esperança” em um drive-thru de imunização. O drive terá início às 14 horas, no estacionamento do Centro de Eventos Ari José Riedi, bairro Rota do Sol. Lembrando que é necessário ter em mãos um documento de identificação, o Cartão do SUS e o Cartão de Vacina. Para profissionais da saúde é necessário apresentar comprovante de vínculo empregatício.
Como a vacinação será no formato de drive thru, o profissional ou idoso que comparecer deverá ficar dentro do veículo e com máscara para ser vacinado. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que após a imunização os cuidados como o uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social devem ser mantidos.
Mais um lembrete: quem for imunizado e apresentar reações pode procurar ajuda no Hospital Municipal de Campanha ou nas Unidades Básicas de Saúde; outra opção é ligar na Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita. Dúvidas em relação ao drive-thru também poder ser esclarecidas nesse número.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).