Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A prática do trabalho em equipe com respeito, lealdade, generosidade, empatia, transparência, são fatores essenciais para uma conduta ética e vencedora. Leão, J.F.
Sobre esta perspectiva, a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude promove nesta quinta-feira (16), uma formação aos monitores e professores que compõem a pasta. A imersão será no auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, das 7h às 17h.
Temas relevantes serão abordados ao longo do dia por vários profissionais; dentre eles, a professora formadora, Ana Reni, do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), ministrando a palestra "Ética, didática e planejamento na cultura”. Também participará a pedagoga e psicóloga, Alexsandra Andraski, coordenadora do projeto Fortalecendo Sonhos.
“Estamos iniciando as atividades culturais do ano e a formação de nossos profissionais é muito importante. Será um momento único para nossa equipe”, diz a secretária da pasta, Marisa Netto.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).