Quando elas invadem áreas urbanas, acabam sendo um risco à segurança da população. Com frequência, a equipe do Corpo de Bombeiros é acionada para atender ocorrências envolvendo abelhas. No último atendimento, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), através do Programa VitaMel, auxiliou os bombeiros na captura de um enxame que estava abrigado em uma árvore no bairro Bela Vista.

Na ação foi utilizado o Sistema de Captura por Aspiração, que consiste na utilização de um aspirador de uso doméstico adaptado em um recipiente plástico (balde) para receber os enxames de forma prática e segura. A técnica de captura foi desenvolvida pelo integrante da equipe do Programa VitaMel, Valmir Nericke. 

“Utilizando um balde plástico adaptamos uma entrada e uma saída de ar. Na saída colocamos um filtro para onde as abelhas são succionadas pelo aspirador. Uma técnica que foi testada para ser feita de forma controlada, preservando a integridade dos insetos. Com esse mecanismo conseguimos capturar 97% do enxame. Além de ser uma captura mais fácil para a equipe, evita a mortalidade da espécie”, explica.

Para dar tranquilidade e segurança à população, o enxame foi removido para um local apropriado. “As capturas de enxames de abelhas na área urbana é de suma importância, pois garantem a manutenção do ecossistema, reduzem impactos ao meio ambiente e previnem riscos de acidentes com a população. Lutar pela preservação das polinizadoras é lutar pela preservação da vida”, frisa o coordenador do VitaMel, Niki Nelson.