Lotes previstos pelo TAC:

O secretário da Cidade (Semcid), Ednilson Oliveira, que cumpriu agenda em Cuiabá nesta semana, detalhou que o edital deve contemplar três lotes:

Lote 1 – edificação de uma nova escola estadual, no bairro Mont Serrat;

Lote 2 – continuação da edificação de uma escola estadual no bairro Mário Raiter e da sede própria da Escola Militar Tiradentes. Atualmente, os alunos da Tiradentes estudam em salas alugadas na Faculdade Anhanguera (antiga Unic);

Lote 3 – continuação da reforma as obras de reforma e ampliação de unidades escolares estaduais já existentes, como a Escola 13 de Maio e José Domingos Fraga;

Obras ainda sob gestão Município / Estado:

Além destas, outras duas obras seguem sendo conduzidas de maneira casada entre os poderes executivos municipal e estadual: a reforma das estaduais Arlete Cappellari e Mário Spinelli. “Na Mário Spinelli, foi necessário um aditivo de valor, já aprovado pelo Estado, e os recursos devem entrar em conta já na próxima semana”, informou Ednilson. Com isso, a expectativa é que até o fim do ano, a obra de um novo refeitório esteja 100% concluída.

Já na Escola Arlete, que, segundo a diretora Grazieli Rott, está na fase do acabamento de oito novas salas de aula, as notícias não são tão animadoras assim. De acordo com Ednilson, a solicitação do aditivo de R$ 568 mil já foi aprovada pela equipe técnica estadual e agora, o parecer deve ser dado pela Procuradoria Geral do Estado. Este processo burocrático pode levar até 60 dias.  Com as novas salas, a Arlete, que hoje atende cerca de 1,1 mil alunos, pode atender até 1,8 mil.

Pedido ao Estado

Durante a reunião com os representantes das unidades escolares, o prefeito entrou em contato com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e solicitou, mais uma vez, apoio para acompanhar este processo. “Temos uma necessidade urgente de novas salas de aula para a rede estadual e precisamos acelerar este processo”, solicitou o prefeito ao secretário.

Aumento da demanda para o Estado em 2024

Também presente à reunião, a secretária de Educação Lúcia Drechsler contextualizou, ainda em junho que, a partir do próximo ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deve responder somente pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental I. Desta maneira, a partir de 2024, os alunos do 6.º ano já devem ser atendidos pela rede estadual. Com isso, cerca de 3,5 mil alunos serão remanejados para a rede estadual.

Frente a isso, a Prefeitura, via Semed, mostrou, também ainda em junho, a necessidade de três novas escolas estaduais em Sorriso, sendo uma no Distrito de Primavera, e outras duas na sede do Município, uma na Zona Leste e outra na Zona Oeste.

Além das três novas unidades, e da conclusão das obras paralisadas, os estudos apontam ainda a necessidade de mais seis salas na unidade estadual do Distrito de Boa Esperança e oito novas salas na Escola Ignácio Shevinski.

Reforma da Escola Estadual do Distrito de Boa Esperança

Inclusive, a reforma da Escola Estadual Cristiano Araújo Pires, no Distrito de Boa Esperança, também foi pauta do encontro. “Nós [equipe técnica da Semcid] fizemos um projeto com base no que foi passado pela unidade escolar, mas que não foi aprovado pela equipe técnica do Estado, com a justificativa que não atenderia as demandas da unidade, por isso, aproveito a oportunidade para solicitar ao diretor aqui presente que possa, brevemente, expor as demandas da unidade, tanto a nós, quanto junto ao Estado, para que possamos avançar neste processo”, solicitou o prefeito.

O encontro para a partilha de informações acerca deste processo contou também com a presença do vice-prefeito Gerson Bicego, dos vereadores Celso Kozak e Zé da Pantanal, e  da secretária adjunta de Educação, Roberta de Bem, além de demais servidores públicos.