Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Vitamel

Responsáveis pela captura segura de abelhas recebem homenagem

Publicado em 14 de dezembro de 2020 às 09:43
Vereador Marlon Zanella foi autor da Moção de Aplausos

Harmonia. Esta palavra pode facilmente definir a relação entre a preservação das abelhas, a agricultura familiar e o agronegócio em Sorriso. A safra de mel deste ano ficou na casa das 20 toneladas em Sorriso. A informação foi repassada por Clarice Saueressig, que é coordenadora do programa Vitamel, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Sorriso .

Além da geração de renda extra para agricultores familiares, o mel também tem evidenciado a sinergia entre os setores produtivos, os poderes públicos e o Corpo de Bombeiros quando o assunto é preservação ambiental.

Na sexta-feira (11), o quartel da 10.º Companhia Independente de Bombeiro Militar  (CIBM) de Sorriso “Alves Daroit”, foi a sede para uma homenagem aos profissionais de salvamento que se dispuseram a resguardar vidas, patrimônios e também as abelhas. É isso mesmo, Sorriso conta com uma equipe de bombeiros militares e também de aeródromos que foi treinada por Clarice para retirar abelhas que se instalam em locais que podem causar perigo para a comunidade e destinar para famílias que vão fazer das colméias uma fonte de renda, com um alimento nutritivo, saudável e com propriedades medicinais.

“Sorriso é um exemplo que agronegócio e agricultura familiar podem e devem caminhar lado a lado, numa relação de cooperação, em que todos saem ganhando, com foco na produção sustentável”, destaca o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego. O presidente do Sindicato Rural do município, Silvano Felipetto, também reforça a importância da iniciativa e destaca o cuidado dos produtores com a preservação ambiental. “Nosso cuidado vai desde a compra dos defensivos agrícolas, prezando por aqueles que não sejam agressivos para as abelhas, pois sabemos o quanto elas são fundamentais para o processo de polinização”, ilustra.

O Sindicato também contribuiu com a compra de caixas para abrigar as abelhas que foram distribuídas a agricultores familiares e também a escolas do município que desenvolvem a apicultura. A parceria com o Sindicato Rural permitiu ainda que a marcenaria do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) recebesse os equipamentos necessários para que os reeducandos atuem na produção das caixas.

“É muito gratificante fazer parte deste trabalho, que traz resultados positivos desde a captura segura dos insetos até a renda para os agricultores familiares, certamente estamos dando um exemplo positivo ao mundo todo”, resume o comandante da 10.ª CIBM, capitão BM Eraldo das Neves Moura.  Também estavam presentes para receber a Moção de Aplausos indicada pelo vereador Marlon Zanella, o ex-comandante da 10.ª CIBM, que agora atua no Ciopaer de Cuiabá, Major BM Weber Dionísio Batista Júnior e o responsável pelo Comando Regional III dos Bombeiros em Mato Grosso, coronel Giovani Eggers. O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, também compareceu à solenidade.

“Sempre vi um grande amor da Clarice pelas abelhas e acompanhei o desenvolvimento do projeto, que foi,  aos poucos, ganhando corpo, por isso esta homenagem a todos os envolvidos na captura segura dos insetos”, destaca o edil.

Receberam a homenagem:

Coronel BM Giovani Eggers