“Para a execução da obra, que ainda passará por licitação, serão investidos recursos próprios do Município”, explica o titular da Semcid, Ednilson Oliveira, acrescentando que a obra deve ser executada em um ano, após a emissão da ordem de serviço.

Drenagem no Mário Raiter

A obra de drenagem de águas pluviais do Residencial Mário Raiter já está com 95% de sua execução concluída. Para a viabilização da drenagem, que vem sendo discutida desde 2015, a Prefeitura contou com apoio de empresas loteadoras da região. O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Semcid e o Governo do Estado destinou recursos na ordem de R$ 1,8 milhão para a compra de materiais. Para garantir o escoamento da água da chuva, foram  implantados, ao longo de três linhas, 900 metros de tubos dentro do Residencial. Ao todo, 2.700 manilhas de 1,5 metros de diâmetro devem permitir que a água que cai do céu não se acumule e possa ir para o Rio Lira, completando assim seu ciclo na natureza.

Com 1.272 residências, o Mário Raiter, viabilizado pelo Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, foi entregue em julho de 2017. A finalização da drenagem do conjunto habitacional vem sendo tratada desde 2015, por meio do convênio 002/2015, que previa, em seu escopo, três itens: drenagem, pavimentação e iluminação do local. No entanto, somente a pavimentação foi viabilizada por meio deste convênio. Para a iluminação, a Prefeitura investiu recursos próprios e finalizou o trabalho em 2019.