A decoupage é uma técnica muito utilizada no artesanato que é feita através da colagem de recortes (de jornais, revistas, tecidos etc.) em superfícies variadas, como madeira, vidro ou plástico. As peças recebem uma nova roupagem e servem para renovar a decoração de ambientes, como cozinha, banheiros e escritórios, a partir de potes de vidro, que podem ser reaproveitados das conservas, por exemplo e podem se transformar em um artesanato elegante de acordo com a criatividade. Percebendo essa oportunidade, inclusa no edital Economia Criativa e Solidária, a artesão Célia Torres, desenvolveu o projeto e apresentou à secretaria de Cultura que o inseriu no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), no segmento de Artesanato.

O curso é gratuito e teve início no dia 19 de fevereiro com a participação de seis alunas e a carga horária é de 20h.

Ofertando conhecimentos e técnicas de decoupage, o curso oferece capacitação de mulheres para que, além de um hobby, tenham a possibilidade de desenvolver uma atividade que propicie renda familiar, sem sair de casa.

O grupo encerrou as atividades com exposição dos trabalhos produzidos pelas alunas, nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro.

A professora aposentada, Ivone Travagin, comentou que nunca havia se aventurado em qualquer tipo de artesanato e se julgava inapta. “Desde os trabalhos de artes manuais na escola não eram os melhores, mas com as dicas da professora Célia fui tomando gosto e pegando jeito. Hoje estou muito satisfeita e aprendi a gostar”, .

A dona de casa, Mirtes Lins Pereira, entusiasmada, disse que o curso foi excelente. “Cada obra de arte concluída era uma comemoração de todas. A Célia sempre auxiliando com empolgação e liberdade de criação, quanto mais se produz, mais ativa a criatividade, é por isso que estou concluído o segundo curso com ela. Com esses vidros, vou vender e lucrar”, comemora.

A artesão declarou que ministrar este curso foi excelente, pois pode vivenciar uma nova experiência. “O resultado foi surpreendente, minhas alunas estão supersatisfeitas, pois com essa técnica, descobriram um novo talento”.

"Hoje, 27 de fevereiro, juntamente com a nossa vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Nelida Sousa, nós acompanhamos a finalização do Curso de Artesanato em decoupage e lembranças de Sorriso aprovado no Edital de Economia Criativa e Solidária com recursos da Lei Paulo Gustavo, lançados pela Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. Tudo organizado e executado com muito amor pelas nossas artesãs, que no último ano capacitaram e formaram novas artesãs em nosso Município. Fortalecendo a economia da cultura e criando oportunidades de renda, através da arte de produção artesanal", ressalta Marisa Netto.

O vice-prefeito Gerson Bicego, prestigiou o encerramento de mais um projeto e destacou o trabalho realizado pela secretaria de Cultura, Turismo e Juventude que valoriza os artesãos de Sorriso, através do Promic. “Em cada projeto concluído, percebe-se um trabalho melhor que o outro e a grandeza de nossos profissionais, nas diversas expressões da arte, que reservam parte do seu tempo para partilhar conhecimento e formar novos profissionais e nos apresentar obras bonitas, como essas aqui hoje”, parabeniza.

A realização do projeto, contou com o patrocínio do Promic e é acompanhada pela secretaria Cultura Turismo e Juventude.