Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Meio ambiente e sustentabilidade
Programa Vitamel reforça a busca por sustentabilidade conciliada ao agronegócio

Publicado em 01 de junho de 2021 às 11:22

Conhecer um pouco mais do programa Vitamel; discutir formas de fortalecer a criação de abelha como atividade econômica sustentável e acompanhar um pouco mais do dia a dia dos produtores. Foi com esses objetivos que o vice-prefeito, Gerson Bicego; o presidente do Sindicato Rural, Silvano Felipetto; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln; e o adjunto da pasta, Márcio Kuhn, visitaram nesta manhã (1º) propriedades localizadas no Cinturão Verde.

Conforme Gerson, durante a visita foi possível ver formas de conciliar a atividade da apicultura com outras culturas, ampliando as formas e condições de geração de renda nas propriedades rurais. “Também discutimos a sustentabilidade. Em Sorriso, as grandes extensões do agronegócio andam lado a lado com pequenas colmeias que adoçam a nossa vida. Esse olhar abrange sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar também”, pontua Gerson.

“O mel tem a possibilidade de duas colheitas ao ano, agora e em agosto, no alto do período da estiagem quando geralmente é ainda mais doce; é uma cultura em que não há necessidade diária de cuidados ou de muitos investimentos e tem a possibilidade de ser conciliada com outras atividades como o cultivo de hortifrútis ou a produção de leite”, destaca Marcelo Lincoln. “A pandemia da Covid-19 aumentou muito a demanda por mel e seus derivados, como o própolis, por exemplo, como forma de as pessoas ampliarem a imunidade do organismo, o que mostra que o mercado está aquecido”, acrescenta o secretário.

Para o presidente do Sindicato rural, Silvano Felipetto, pontua que o agronegócio tem cada vez mais buscado a sustentabilidade. “A integração de uma cultura como a do mel só traz ganhos para toda a sociedade”, frisa.

Segundo o secretário adjunto da Sama, Márcio Kuhn, a intenção do Município é dar continuidade ao processo de integração da atividade apícola ao agronegócio, reforçando parcerias e ampliando articulações com diversos setores. Interessados podem procurar a Sama de segunda a sexta-feira no horário das 7 às 13 horas ou ligar no 3545-4729 para mais informações.

Vitamel

Hoje mais de 120 produtores estão cadastrados no programa Vitamel, desenvolvido pela Sama que além do apoio técnico tem disponibilizado também as caixas colmeias para os interessados. O programa conta com a supervisão técnica da Sama e o apoio do Corpo de Bombeiros que atua diretamente na captura e remoção de colmeias da área urbana.

Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro