Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
“O dia de ontem (31 de agosto) foi muito produtivo; os moradores compareceram para tirar dúvidas, obter informações sobre seus direitos”, avalia o coordenador do Procon local, Lene Engler, ao referir-se à participação da equipe 7.º Mutirão de Atendimento Jurídico do projeto Cidadãos com Voz e Vez. Desta vez, o Mutirão foi realizado na Escola Municipal Rolf Bachmann e atendeu os bairros Pinheiros 1, 2 e 3. “Fomos convidados a participar pelo Ministério Público, que é o organizador do mutirão”, frisa Lene.
Além do Procon, esteve presente a equipe do Centro de Soluções de Conflitos do Poder Judiciário de Sorriso (Cejusc). Entre os serviços prestados, estão cadastro das reivindicações de moradores dos bairros; orientações sobre direitos da área do consumidor; educação, prestação de serviços públicos; direito à saúde; cidadania e direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência.
Sobre o projeto
O projeto Cidadãos com Voz e Vez desenvolve atividades junto à comunidade desde 2021; idealizado pelo promotor de justiça de Sorriso, Márcio Florestan, tem como objetivo aproximar o Ministério Público da população e promover ações para garantir a defesa dos direitos dos cidadãos.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).