Foi entregue nesta manhã
(19), um veículo zero km que será usado nas ações do Procon de Sorriso. O automóvel
foi adquirido com recursos próprios do Fundo Municipal dos Direitos do
Consumidor, criado por meio da Lei Complementar 027/2015, e será utilizado no
atendimento, fiscalização e outros serviços públicos ligados à defesa do
consumidor.
De acordo com o coordenador
da unidade, Robson Alexandre de Moura, até agora, o deslocamento para fiscalização,
ou ações educativas, dependia de veículos disponibilizados por outros setores. “Um
carro próprio dará ao órgão maior autonomia para as nossas atividades. Antes precisávamos
requisitar veículos da Prefeitura, ou Câmara, para realizar os atendimentos e a
fiscalização, além das ações de prevenção, conscientização e as educativas”,
explicou Robson.
Na ocasião, o coordenador
ainda comentou sobre recentes mudanças empreendidas no Procon de Sorriso,
visando ao melhor atendimento da população. Entre elas, citou a adesão ao
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), que resultou na
informatização das reclamações. ”Hoje trabalhamos com a
ferramenta online para o registro de reclamação por consumidores, o
consumidor.gov.br, ferramenta que veio para dar mais eficácia e agilidade no
tratamento das demandas administrativas relativas a consumo”, esclareceu Robson.
O prefeito Ari Lafin frisou
que o Procon é órgão autônomo, criado por lei específica e, cuja manutenção
fica a cargo da Prefeitura, porém o objetivo da Administração Municipal é fazer
com o que a unidade deixe de gerar despesas ao poder público e possa ser
mantido exclusivamente com os recursos do Fundo Municipal de Defesa do
Consumidor.
“Nossa intenção é otimizar
os recursos disponíveis e transformá-los em ações que levem benefícios diretos
ao maior número de sorrisenses. Todos nós somos consumidores no dia a dia e
isso exige um serviço de proteção bem estruturado. Com este veículo o Procon
avança, melhora sua forma de atendimento e quem ganha é a população”, ressaltou
Lafin.
Os recursos destinados a
este fundo são produto de condenações judiciais tratadas nos artigos 11 e 13 da
Lei 7.347/85; de valores destinados ao município em virtude de multas aplicadas
de acordo com o que está previsto na Lei 8.078/90 e também das multas
resultantes de termos de ajustamento de conduta; de transferências orçamentárias
de outras instituições públicas ou privadas; de rendimentos decorrentes de
depósitos bancários e aplicações financeiras; de cobrança da emissão de
certidões negativas e positivas, entre outros.
O Procon de Sorriso funciona
das 7h às 13 horas, no Ganha Tempo, na Rua Cartola, esquina com a Avenida Mato
Grosso, ao lado da Praça da Juventude. O
telefone para entrar em contato com o Procon
é o 3907 5439. Já o telefone do Ganha Tempo, que, além do Procon, reúne
outros órgãos para a prestação de serviço ao cidadão, é o 3907 8000.