Como último ato antes de se afastar por 10 dias da Prefeitura para um período de descanso, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, assinou todos os documentos necessários para que se dê início ao processo de licitação para a construção de uma unidade escolar municipal no bairro Rota do Sol. Além da escola, a área também deve contar com uma arena poliesportiva, que ainda está em fase de projeção.
“Tem sido um desafio grande ofertar novas vagas escolares em um município que cresce além da média nacional”, destaca Ari, reforçando que é intenso o trabalho para seguir investindo recursos públicos nesta área, seja por meio de ampliações em unidades escolares já existentes, seja construindo novas unidades em áreas de grande demanda.
A área da nova unidade tem 7 mil m² e está localizada em frente ao Centro de Eventos Ari José Riedi. A escola, planejada pela equipe multiprofissional da Semcid com base no projeto do prédio da Escola Morada do Bosque, que abrigará a Escola São Domingos, contará com 4.595,81 m² de área construída, que serão preenchidos por 21 salas de aula, sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório de ciências, laboratório de informática, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI), almoxarifado e saguão.
“Devem ser atendidos, no total, 1,3 mil alunos em turmas do Pré-I ao 6.º ano na unidade”, informa a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, complementando que o planejamento da “segunda casa” para alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar foi feito de maneira integrada entre a Semec e a Semcid.
“Esta nova unidade vai garantir o acesso de alunos de toda a região, permitindo que possam estudar perto de suas casas, o que se traduz em mais conforto e bem –estar e segurança para alunos e famílias”, aponta o prefeito interino de Sorriso, Gerson Bicego.
Ao todo, a escola foi orçada R$ 14.733,736, sendo que, a expectativa é que este valor seja reduzido no processo licitação. Para contribuir com a edificação, já há a confirmação de R$ 1,7 milhão em emenda parlamentar do deputado federal Neri Geller. Ainda em janeiro, junto com o vereador Wanderley Paulo, a área onde as estruturas serão edificadas foi visitada pelo secretário Ednilson, pela secretária Lúcia Drechsler, e também pelo titular da Secretaria de Fazenda, Sérgio Kocová Silva.