Para o coordenador da etapa regional Teles Pires, Daniel Souza, o festival, além de promover a conscientização de jovens e da população como um todo, cria uma expectativa positiva.

“As crianças são apaixonadas por esse evento, e sempre quando termina uma edição, já ficam ansiosas para a próxima. Além disso, ao incentivar as escolas e projetos em discussões sobre segurança viária, o Fetran promove a construção de uma cultura de trânsito mais segura, refletindo positivamente na qualidade de vida dos habitantes de Sorriso,” reflete ele.

O chefe do Grupo Especializado em Educação para o Trânsito (GETRAN/MT), PRF Enéias Cavalcante da Silva, concorda com Daniel e acrescenta que “o festival tem alcançado o seu objetivo de conscientização da comunidade escolar sobre as regras do trânsito brasileiro, na perspectiva de formação de cidadãos conscientes da sua responsabilidade para que tenhamos um trânsito seguro nas vias do nosso país”.

Para Enéias, os benefícios do Fetran se estendem a outras áreas da sociedade. “Ele desperta o interesse dos estudantes por carreiras relacionadas ao trânsito, educação, teatro, ou segurança pública, além disso, ele pode incentivar prefeituras a investir em programas de conscientização e segurança no trânsito, gerando oportunidades de emprego relacionadas a essas iniciativas, como instrutores, coordenadores de projeto e especialistas em educação no trânsito”, contextualiza.

Dividida em cinco etapas regionais, que acontecem nas cidades de Campo Verde, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Várzea Grande, Sorriso, as peças teatrais concorrem para alcançar a etapa estadual prevista para os dias 23 a 26 de setembro, em Cuiabá.

Os espetáculos serão avaliados pelos jurados por categorias, e entre os critérios de avaliação serão considerados o respeito à temática proposta, o processo de criação, o processo pedagógico, o espetáculo cênico bem como o trabalho desenvolvido pelos atores, diretores de espetáculo e a dramaturgia (textos).

Sempre buscamos inovar as edições. Na última, no ano passado, a nossa surpresa foi para os jurados e organizadores do evento, onde colocamos os alunos da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude para apresentar a música tema do festival, e tivemos muitas participações culturais para abrilhantar a semana. A 19ª edição não será diferente, não podemos divulgar, mas deixo dito que teremos muitas surpresas para esse ano”, conclui Daniel.